Seis pássaros silvestres mantidos em cativeiro foram resgatados por agentes da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) num bar localizado no entorno da Mata do Sistema Gurjaú, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.
De acordo com a CPRH, entre as espécies encontradas no local, estavam sabiás-laranjeiras e canários-da- terra. Os animais foram capturados após fiscalização em construções irregulares na área.
Os pássaros estavam em gaiolas e, após a captura, foram encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras Tangara), no Recife.
Localizado entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, na Região Metropolitana do Recife, o Refúgio da Vida Silvestre das Matas do Sistema Gurjaú é considerado de extrema importância para a conservação do bioma da Mata Atlântica. Lá, há mais de 200 nascentes de água e são garantidas a existência e a reprodução de diversas espécies da fauna e flora.
De acordo com a gestora das Matas do Sistema Gurjaú, a bióloga Elaine Braz, as ações de fiscalização e monitoramento são periódicas na área e contam com a participação da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), além de servidores das Secretarias de Meio Ambiente e Controle Urbano das prefeituras e brigadas ambientais dos municípios pertencentes.
Veja também
EUA Metrô do RecifeRepublicanos bloqueiam controversa votação sobre direito ao aborto no Senado dos EUA
Sindicato dos Metroviários realiza assembleia para discutir possibilidade de greve