participacao-de-olinda-na-fenearte-e-marcada-por-atuacao-em-diversas-areas

Participação de Olinda na Fenearte é marcada por atuação em diversas áreas

O município de divide a participação em ações de cultura, turismo, saúde e cidadania

Publicado por: Alice Mafra, em: 05/07/23 às 20:22

A participação da Prefeitura de Olinda na 23ª edição da Feira Internacional de Artesanato de Pernambuco (Fenearte) é marcada por uma vasta lista de serviços, tanto para a população quanto para os trabalhadores. O evento teve início nesta quarta-feira (05/07) e segue até o dia 16 de julho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, enquanto no sábado e domingo o horário é estendido das 10h às 22h.

Anfitriã da maior feira de artesanato da América Latina, Olinda tem suas atividades divididas em cultura, turismo, saúde e cidadania. Localizado no corredor 14, no stand 373, o espaço da Prefeitura de Olinda reúne diversos tipos de artesanato, desde moda até quadros. “Nossa expectativa é que os artesãos vendam tudo e fechem bons negócios”, afirma Aiane Siqueira, Secretária Executiva de Turismo de Olinda.

Kalina Siqueira é proprietária da “Em casa com K”, que produz diversos modelos de bolsas. “Todo valor da venda é revertido para a causa animal. Aqui na feira, terei espaço para divulgar meu projeto”, conta a artesã.

Ao todo, peças de sete artesãos estão expostas para comercialização todos os dias. “Aqui, as pessoas de todos os Estados têm acesso a um pouco da beleza que Olinda proporciona”, conta o gestor da cidade, Professor Lupércio.

A saúde também marca sua presença com dois espaços. Um deles faz parte do programa “Cuidando de quem cuida”, que tem um olhar voltado para a saúde dos trabalhadores da feira. Neste local, é possível fazer massagem, auriculoacupuntura e ventosaterapia. Os visitantes também podem atualizar a caderneta de saúde com a vacina da Covid-19 e da Influenza.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, montou uma estrutura especial para acolher os filhos dos trabalhadores da Feneart, sejam artesãos, expositores ou ambulantes. O espaço visa proteger as crianças em situação de vulnerabilidade social. “Deixei meu pequeno aqui e sei que posso trabalhar em paz, enquanto ele está aqui cuidado e alimentado”, conta Rosa Souza, que está comercializando na área externa da feira. Esse espaço funciona no mesmo horário da Fenearte, recebendo até 100 crianças.

Lá, além de atividades culturais, pedagógicas e muita recreação, serão oferecidas refeições. O espaço conta com a parceria da Prefeitura de Olinda, do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife, da Diretoria de Proteção Social Especial de Olinda e da Coordenação das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Uma força-tarefa do Controle Urbano, da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal está empenhada na atuação do ordenamento da área externa.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …