Faltando 620 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, os mascotes oficiais foram revelados pelo Comitê Organizador local. Chamado de “The Phryges” (pronuncia-se free-jes), as mascotes receberam o nome dos icônicos chapéus franceses, os bonés frígios. O seu design é uma evolução desta peça única de patrimônio cultural que, ao longo da história, simbolizou a liberdade.
Desde que Shuss, uma mascote vermelha, azul e branca em esquis, apareceu nos Jogos Olímpicos de Inverno Grenoble 1968, as mascotes têm sido embaixadoras divertidas e festivas do Movimento Olímpico.
Para marcar o lançamento das mascotes, o Comitê Organizador anunciou que Phryges e outras mercadorias com referência às mascotes já podem ser compradas online e nas lojas oficiais. Mais informações podem ser encontradas no site do Paris 2024 . O evento de lançamento para os jornalistas teve a participação de Michael Jeremiasz, campeão paralímpico no tênis em Pequim-2008 nas duplas masculinas (ele tem quatro medalhas paralímpicas) e Gwladys Epangue, medalhista de bronze no taekwondo em Pequim-2008.
O barrete frígio ou barrete da liberdade é uma espécie de touca, originariamente utilizada pelos moradores da Frígia (antiga região da Ásia Menor, onde hoje está situada a Turquia). Com uma longa tradição, os bonés frígios acompanharam o povo francês durante muitos dos momentos históricos mais importantes do país, que remontam a 1163, no canteiro de obras da Catedral de Notre-Dame de Paris.
Um símbolo internacional de liberdade que aparece em muitos emblemas diferentes nas Américas do Norte e do Sul, o gorro frígio, também conhecido como “boné da liberdade”, tornou-se um dos símbolos da República Francesa. Isso porque a peça, na cor vermelha, foi adotada pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada da Bastilha em 1789, que culminou com a instalação da primeira República francesa em 1792.
Hoje, representa um ponto de referência comum para os franceses: na arte (como metáfora da liberdade), nas instituições francesas e até mesmo em objetos do cotidiano, como moedas e selos.
A mascote paralímpica é igual à olímpica. Além do símbolo dos Jogos, que é diferente, ela tem uma prótese de corrida.
Falando sobre o lançamento, o presidente do Comitê Paris-2024, Tony Estanguet, disse:
“Escolhemos um ideal para representar a mascote dos Jogos de Paris 2024, ou seja, um símbolo. Queríamos mascotes que incorporassem nossa visão e pudessem compartilhá-la com o povo francês e o mundo. Em vez de um animal, nossos mascotes representam um ideal. O gorro é um símbolo de liberdade”, explicou. “Por que o gorro frígio? É um símbolo muito importante. Um símbolo francês, é claro. Encarna perfeitamente a República Francesa. Você conhece bem esse símbolo porque é um símbolo que já está em nosso dia a dia. É um símbolo que é conhecido em todo o mundo, que tem um significado muito forte. O fato de que a mascote Paralímpica tem uma deficiência visível também manda uma forte mensagem: a promoção da inclusão.”
Os Jogos Olímpicos de 2024 serão realizados de 26 de julho a 11 de agosto, enquanto os Jogos Paralímpicos ocorrerão entre 28 de agosto e 8 de setembro.
Veja também
Futebol Futebol De 2018 para 2022: Tite ganha segunda chance para buscar o hexa com a Seleção Brasileira
Brasileiros se apresentam em Turim; Neymar e Marquinhos têm imprevisto
Fonte: Folha PE
Você precisa fazer login para comentar.