Os cursos serão geridos pelos programas Qualifica Recife e Senac Gratuidade e as inscrições já podem ser feitas nesta terça (13), em algumas Escolas profissionalizantes da capital, de forma presencial. (Foto: Kalinne Medeiros)
Com o objetivo de qualificar a população para melhor atender ao mercado de trabalho e gerar mais emprego e renda, a Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura do Recife (STQP) tem firmado várias parcerias com entes públicos e iniciativa privada. A mais recente é com o Senac e vai gerar mais de 770 vagas em 33 turmas de aperfeiçoamento e qualificação profissional, a partir de hoje (13). Os cursos serão geridos pelos programas Qualifica Recife e Senac Gratuidade e as inscrições já podem ser feitas nesta terça (13), em algumas Escolas profissionalizantes da capital, de forma presencial.
A segunda etapa de inscrições começará no dia 20 de outubro e os interessados poderão procurar as Escolas Profissionalizantes da Prefeitura do Recife, relacionadas abaixo, munidos de documentação, como identidade e CPF. Ao todo, 11 das 16 Escolas Profissionalizantes da STQP do Recife estarão disponibilizando vagas em cursos de aperfeiçoamento e profissionalização, direcionadas aos moradores das localidades onde as escolas estão instaladas.
Os cursos de qualificação são nas áreas de padeiro, salgadeiro, assistente administrativo, costureiro, cuidador de idoso, cuidador infantil, agente de informações turísticas, auxiliar de confeitaria, auxiliar de cozinha, garçon, recepcionista em meios de hospedagem, organizador de eventos, bartender, entre outros. Já os cursos de aperfeiçoamento são direcionados para atitude sustentável e meio ambiente, gestão financeira, relacionamento com o cliente e pós-venda, ferramentas de marketing digital, formação de preço de venda, prospecção de clientes, liderança em gestão eficaz de equipes e outros.
As matrículas estão sendo realizadas nas Escolas Profissionalizantes entre os dias 21 e 22 e 28 e 29 de outubro. As aulas serão todas presenciais, com início entre os dias 3 e 28 de outubro, dependendo do curso. A carga horária varia entre 20h e 240h. A quantidade mínima de vagas por curso é de 20 alunos.
Para a secretária do Trabalho da Prefeitura do Recife, Adynara Gonçalves, tanto a formação inicial quanto a continuada oportunizam aquisição e complementação de conhecimentos em diversas áreas, permitindo a capacitação e atualização exigida pelo mercado de trabalho. Para o Senac, é muito importante contribuir junto à STQP para o desenvolvimento humano dos cidadãos recifenses.
Cursos – Escolas Profissionalizantes do Recife:
Escola Dom Bosco – Avenida Norte
Escola Profissional do Bongi
Escola Profissional Dona Olegarinha – Madalena
Escola Profissionalizante Vila dos Milagres – Ibura
Escola Zuleide Gomes – Beberibe
Escola Maria Sampaio – Ibura
Escola Moacir de Melo Rêgo – Vasco da Gama
Escola Virgem Poderosa – Parnamirim
Escola Engenheiro Baltar – Engenho do Meio
Centro Profissionalizante de Areias
Escola Bidu Krause – Totó