Buscando evitar o leilão do estádio do Arruda, previsto para acontecer nesta quinta-feira (22), o Santa Cruz formalizou, via dois escritórios de advocacia contratados pelo clube, um pedido de recuperação judicial na 9ª Vara Cível da Comarca do Recife. O Tricolor também pede antecipação de tutela, ou seja, a posse prévia do que foi pedido na ação, que segue em tramitação.
Pedidos de recuperação judicial são comuns em empresas em crise financeira, normalmente para evitar falência, visando suspensão e renegociação das dívidas de forma planejada e estruturada. Pela lei, tais pedidos não se aplicam às organizações de modelos associativos, como é o caso do Santa Cruz. No entanto, há um precedente aberto pelo Figueirense, que conquistou a recuperação judicial pela Justiça.
Na ação, o Mais Querido afirma que o Arruda é seu maior e principal patrimônio, e seu leilão tornaria inviável a quitação das dívidas acumuladas há anos. O pedido de recuperação judicial também visa atrair investidores para a implementação da SAF no Santa Cruz. Caso aprovado, a Cobra Coral terá 60 dias para apresentar um plano de pagamento dos credores.
Nesta quinta-feira (22), o presidente Antônio Luiz Neto assinou nota oficial sobre o caso. Confira:
Visando mais um passo no seu processo de reestruturação, o Santa Cruz Futebol Clube ajuizou, em 21 de setembro de 2022, pedido de recuperação judicial, na comarca de Recife/PE.
Diante das dificuldades dos últimos anos, agravada pelo rebaixamento para a Série D do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz ajuizou a presente recuperação judicial como forma de tratar o seu passivo, acumulado nos últimos anos.
A medida não será isolada e está em conjunto com diversas outras ações que estão sendo estudadas e adotadas para profissionalizar o clube e viabilizar a sua retomada para a elite do futebol nacional.
A Diretoria reafirma seu compromisso de tratar com todos os seus credores, agora no ambiente de recuperação judicial, de forma a permitir a negociação coletiva e adimplemento de todo o seu passivo.
O clube está otimista com este passo dado, ciente das dificuldades, mas com o mesmo engajamento para superar a crise e voltar aos tempos de glória. Neste momento, a Diretoria renova o seu profundo respeito pela apaixonada torcida tricolor, na certeza de que ela, mais uma vez, se fará presente nesta luta pela restauração e permanente construção da história centenária do clube.
Veja também
Blog Que Golaço TênisSó há uma maneira de o Náutico escapar da queda
Naomi Osaka desiste e Bia Haddad avança às quartas do WTA 500 de Tóquio
Fonte: Folha PE