palmares-conta-com-ajuda-do-gace-na-implantacao-do-projeto-divulga-mais-+

Palmares conta com ajuda do GACE na implantação do projeto Divulga Mais +

30/08/2022 – Um Grupo de Atuação Conjunta Especial (GACE) e a coordenação do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e Terceiro Setor (CAO Patrimônio Público) estiveram no município de Palmares para dialogar com entidades do terceiro setor locais, assim como com a Prefeitura sobre a necessidade da efetiva divulgação das informações sobre verbas públicas que o terceiro setor recebe e como as aplica. As reuniões fazem parte do Projeto Divulga , que tem como principal objetivo fiscalizar o cumprimento da transparência prevista na Lei de Acesso à Informação e na Lei do Marco do Terceiro Setor.

Assim, a coordenadora do CAO Patrimônio Público, a procuradora de Justiça Lucila Varejão; as promotoras de Justiça Adna Vasconcelos e Fabiana Kiuska Seabra dos Santos, que integram o GACE; e a promotora de Justiça Regina Wanderley Leite de Almeida, que atua em Palmares, estiveram, no dia 22 de agosto,  com representantes da Prefeitura e de entidades, visando identificar dificuldades encontradas na implementação do Projeto de Transparência. Na ocasião, foram ajustados os prazos para adequação dos respectivos sítios eletrônicos e portais, bem assim foram sanadas dúvidas sobre os requisitos necessários para a aprovação de alguns itens das matrizes de checagem. 

“Nosso intuito é criar uma cultura de divulgação das informações de utilização dos recursos públicos. Conscientizar que essa prática facilita a fiscalização dos órgãos de controle, assim como da sociedade em geral”, afirmou Lucila Varejão. 

Para Regina Wanderley Leite de Almeida, “é salutar oportunizar a divulgação dos dados. E a oportunidade de conversar com as entidades e a Prefeitura traz um clima de entendimento e esclarecimento de dúvidas para que o trabalho seja feito a contento”. 

Adna Vasconcelos, que originalmente atua como promotora de Justiça em Terra Nova, revelou que “o GACE vai também acompanhar se os recursos estão realmente chegando no objetivo final para o qual foram destinados e se houve qualquer desvio”. Já Fabiana Kiuska Seabra dos Santos, que é promotora de Justiça em Abreu e Lima, acrescentou que “publicidade e transparência são fundamentais no emprego de verbas públicas, pois é uma satisfação que se dá, sobretudo, à sociedade, trazendo um olhar de responsabilidade para quem recebe os recursos”. 

O coordenador de projetos de Ação Social da Paróquia Palmares, Francisco de Assis Alves, acredita que o projeto ajuda o Terceiro Setor a ser mais transparente: “Encaramos como uma parceria com o MPPE. Todo o recurso público que recebemos, temos o dever de detalhá-lo em nosso site, não só pensando nos órgãos de controle, mas também na sociedade civil”.  

Sobre o projeto – O Projeto Divulga Mais Transparência Terceiro Setor tem o propósito de fomentar o cumprimento das normas de transparência de dados, inseridas na Lei n° 13.019/14 e Lei n° 12.527/11, pelos municípios e entidades do Terceiro Setor, quanto a parcerias e instrumentos congêneres firmados para concretização de atividades de interesse público em todo o Estado de Pernambuco.  

O tema parte da noção de que a publicidade das informações é instrumento primevo de concretização de um Estado Democrático de Direito, bem como transporta para o terceiro setor a proveitosa experiência obtida pela rotina de fiscalização dos Portais da Transparência dos municípios implementada pelo CAO Patrimônio Público desde o exercício de 2020. 

O CAO Patrimônio Público estabeleceu as matrizes de fiscalização dos portais da transparência e sítios eletrônicos, a fim de que a equipe técnica do Ministério Público realize a análise do efetivo cumprimento da transparência dos recursos públicos.  

Já foram fiscalizados os portais dos municípios do Recife, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Palmares e 24 entidades do Terceiro Setor, considerando os critérios relativos ao montante de repasses de recursos públicos e a relevância da atividade de interesse público que as entidades desenvolvem em âmbito local.

About Redação

Veja também

Em noite de fiscalização, Prefeito Mano aparece ao lado de Flávia Ribas que deve assumir secretaria de Infraestrutura em Jaboatão

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Os corredores e a rádio mais famosa de …