pacientes-curados-de-hanseniase-de-olinda-passam-por-pesquisa-do-ministerio-da-saude

Pacientes curados de hanseníase de Olinda passam por pesquisa do Ministério da Saúde

No município, o tratamento para a doença está disponível em todas as unidades de saúde

Publicado por: Redação Secom, em: 16/10/23 às 12:34

Técnicos do Ministério da Saúde estão em Olinda esta semana para um levantamento sobre os pacientes de hanseníase. O inquérito, que é realizado simultaneamente em todo território nacional, consiste numa entrevista com 32 pacientes curados da doença para uma reavaliação e, a partir dessas informações, formular as políticas públicas para o tratamento.

De acordo com a terapeuta ocupacional Thaisa Moraes, a pesquisa está levantando as necessidades dos pacientes após a alta médica. “Nós aplicamos um questionário para entender as necessidades desses pacientes. A partir daí, o Ministério da Saúde vai formular suas políticas para atendimento dessas necessidades”, explicou.

A hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae e caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes. Muitos pacientes, mesmo após a alta perdem sensibilidades em áreas como pés e mãos, podendo gerar incapacidades permanentes.

Em Olinda, a hanseníase é tratada em todas as unidades de saúde e policlínicas. Após o diagnóstico, o paciente é acompanhado mensalmente num período que pode variar de seis meses a um ano. O tratamento consiste em medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde. As unidades também dispõem de testes, liberados para pessoas que tiveram algum contato com alguém infectado.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda









About Redação

Veja também

Jaboatão aprova lei que proíbe condenados por feminicídio de ocupar cargos públicos

Projeto do vereador Marcelo Adriano, elaborado em parceria com a OAB Jaboatão, reforça combate à …