Serão oferecidas duas apresentações gratuitas, nestas terça e quarta-feira (14 e 15), com repertório caprichado, que irá da erudição europeia ao Sertão de Gonzagão, e participação especial do trompetista Andrew Stetson. Ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro (Foto: Brenda Alcântara/PCR)
Nestas terça e quarta-feira (14 e 15), a Orquestra Sinfônica do Recife segue o passeio na roça da temporada de concertos 2022, convidando o público para duas apresentações gratuitas, no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h. Embalado pelos ritmos e tradições juninas, o maestro Lanfranco Marcelletti Jr. preparou um repertório diversificado e caprichado, contemplando desde a erudição europeia até a poética sertaneja da música de Luiz Gonzaga.
A peça que abrirá o concerto, oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será “Madei-Mamoré” do compositor recifense Manoel Nascimento, escrita em homenagem aos trabalhadores da ferrovia Madeira-Mamoré, no Amazonas.
Do compositor alemão Robert Schumann, será executada a “Abertura, Scherzo e Final”, sua primeira tentativa de incursão no universo sinfônico, antes de compor suas quatro sinfonias clássicas.
A apresentação contará ainda com a participação especial do trompetista Andrew Stetson, que fará sua estreia em palcos brasileiros. Patrocinado pela Texas Tech University, o músico tocará uma peça do compositor armeno Alexander Arutinuan para trompete e orquestra (1950), definida como uma das maiores potências energéticas de lirismo e de texturas harmônicas do leste da Europa.
Sob os auspícios de São João, o concerto vai acabar em balancê, com uma seleção de músicas de Luiz Gonzaga assinada pelo maestro Duda.
SERVIÇO
Concertos Orquestra Sinfônica do Recife
Com o maestro Lanfranco Marcelletti Jr. e participação especial do trompetista Andrew Stetson
Quando: Amanhã (14) e quarta-feira (15)
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n
Entrada franca
Ingressos distribuídos uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria do teatro.