orquestra-e-banda-sinfonica-enchem-a-semana-recifense-de-acordes

Orquestra e Banda Sinfônica enchem a semana recifense de acordes

Hoje e amanhã (26 e 27), apresentações gratuitas dos dois conjuntos sinfônicos mantidos pela Prefeitura do Recife serão oferecidas nos teatros de Santa Isabel e Parque e na Igreja Madre de Deus. Concerto da Banda terá, pela primeira vez, intérprete de libras e audiodescrição (Foto: Marcos Pastich/PCR)

A semana será sinfônica na cidade da música. Hoje e amanhã (26 e 27), a Orquestra e a Banda Sinfônica do Recife convidam a cidade a celebrar autores, melodias e arranjos do mundo inteiro em muitos acordes e grandes cenários. Além do Teatro de Santa Isabel e do Teatro do Parque, palcos cativos dos dois conjuntos sinfônicos, vai ter apresentação também na Igreja Madre de Deus, confirmando a cultura e a música como compromissos sagrados da capital pernambucana.

E tem mais novidade. O concerto da Banda Sinfônica terá, pela primeira vez, acessibilidade, com intérprete de libras e audiodescrição, em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em setembro. As três apresentações são gratuitas e abertas ao público, oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Orquestra Sinfônica

A semana de concertos abre hoje, às 20h, com a apresentação da Orquestra no Teatro de Santa Isabel, sob a regência do maestro José Renato Accioly, e com a participação especial do solista Antonino Tertuliano (contrabaixo). Os ingressos estão sendo distribuídos no Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br). Também haverá distribuição na bilheteria do Santa Isabel, uma hora antes do início da apresentação.

Na quarta, o mesmo concerto, com a mesma regência, repertório e participação especial, será apresentado na Igreja Madre de Deus, também às 20h, com acesso livre e acomodação por ordem de chegada, a partir das 19h.

O repertório assinado pelo maestro José Renato contará com quatro peças: a “Sinfonia nº 4”, do alemão Felix Mendelssohn; a peça “Pequenos Contos de Cordéis”, do compositor pernambucano Diogo Bazante; “Vocalise”, do alemão Sergei Rachmaninoff; e “Kol Nidrei”, do também alemão Max Bruch.

Banda Sinfônica

Também na quarta-feira, às 20h, o Teatro do Parque abrirá as portas da música sinfônica recifense para todos os públicos. Pela primeira vez, a Banda Sinfônica do Recife apresentará um concerto com audiodescrição e intérprete de libras, democratizando o acesso à comoção da música executada a tantas mãos, talentos e emoções reunidas, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino.

O programa preparado pelo maestro para a apresentação contará com sete peças. Abrindo com a elegância célebre do sucesso “O Barbeiro de Sevilla”, de Gioachino Rossini, seguirá com “Amazing Grace”, de Frank Ticheli, até enveredar pela brasilidade de “O Bêbado e a Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, e “Folhas Secas”, de Nelson Cavaquinho e G. de Brito. Na sequência, o repertório encontra as fortes emoções e grandes sucessos do medley Queen in Concert, composto pelas músicas “We Will Rock You”, “Bohemian Rhapsody”, “Another One Bites”, “The Dust” e “We Are The Champions”. O concerto encerra com as peças “Olympic Fanfare and Theme”, de John Williams, e “Transcendent Journey”, de Rossano Galante.

Os ingressos começam a ser distribuídos a partir das 19h, na bilheteria do teatro

Serviço

Temporada 2023 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife

Datas: 26 e 27 de setembro

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio) e Igreja Madre de Deus (Rua da Madre de Deus, s/n, Recife Antigo)

Entrada franca: Ingressos de hoje (26) distribuídos no Conecta Recife e na bilheteria do Santa Isabel. Na quarta (17), acesso livre, até a capacidade da igreja.

Temporada 2023 de concertos da Banda Sinfônica do Recife

Data: 27 de setembro

Horário: 20h

Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)

Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …