Começa nesta segunda-feira a Operação Eleições 2022 em todo o Brasil. A ideia é garantir a segurança de eleitores e servidores da Justiça. É uma ação conjunta durante o primeiro turno das eleições e vai ser acompanhada por diversos órgãos. Entre eles, claro, o TSE, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal.
As forças de segurança pública vão atuar em todos os estados e no DF em cartórios eleitorais, locais de votação e de apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte.
Entre os impactos na segurança pública que poderão ser observados durante o pleito, estão possíveis crimes eleitorais (boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compras de votos, entre outros), manifestações, sejam elas pacíficas ou violentas, bloqueio de vias, rixas, ameaças e atentados. Até mesmo temporais ou alagamentos e quedas de energias em locais de votação e de apuração dos votos.
Os indicadores gerados por estes possíveis impactos irão abastecer os boletins informativos que serão divulgados, a partir das 9h, com periodicidade de três horas, por meio do site e das redes sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os trabalhos serão monitorados pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional e pelos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte: Agência Brasil