olinda-vai-ganhar-novo-complexo-de-hospedagem-no-convento-de-santa-teresa

Olinda vai ganhar novo complexo de hospedagem no Convento de Santa Teresa

Restauração e modernização adotará padrão retrofit, com expectativa de gerar empregos e aquecer o o turismo religioso

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 26/10/23 às 15:44

Um novo complexo de turismo religioso, incluindo hospedagem, atrativos culturais e opções de lazer, vai ser instalado em Olinda. A Santa Casa de Misericórdia, em parceria com a Prefeitura do município, firmou um protocolo de intenções para a elaboração de um projeto de restauração para o Convento de Santa Teresa, localizado no bairro de mesmo nome, no corredor de entrada da cidade. Os investimentos são da iniciativa privada, por meio do grupo GRS Incorporadora, com a expectativa de apresentação da proposta em cerca de 90 dias.

“Trata-se de um importante trabalho, fruto do protagonismo de Olinda no cenário de atrativo turístico de Pernambuco, impactando na geração de renda, com a geração de empregos diretos e indiretos. Estamos felizes com essa transformação no Convento de Santa Teresa, impulsionando uma requalificação que vai avançar por todo o Sítio Histórico da nossa cidade”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Mirella Almeida, ao lado do prefeito, Professor Lupércio, que comemorou a iniciativa.

Segundo a pasta, o hotel vai adotar o padrão de tecnologia chamado de retrofit. O processo tem por objetivo a restauração de prédios antigos de forma a preservar a sua arquitetura original, e também adequá-lo à legislação vigente.  Localizado na área de proteção do Sítio Histórico, a igreja e seu convento foram construídos por João Fernandes Vieira, um dos heróis da Restauração Pernambucana. O imóvel assinala a arquitetura católica barroca do século 18, integrando a lista dos primeiros bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na Marim dos Caetés.

Há bastante tempo, a instituição foi alvo de uma reestruturação, não abrigando mais a quantidade de religiosos que antes mantinha em suas dependências. O projeto tem como pilar, também, a necessidade de dinamismo da manutenção física, evitando qualquer tipo de deterioração do prédio, além do reconhecimento da sua relevância histórica e cultural. Os trâmites ainda devem passar pela Câmara de Legislação e Tombamento (CTL), pelo Conselho de Patrimônio, assim como pela aprovação do Iphan.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda









About Redação

Veja também

Jaboatão aprova lei que proíbe condenados por feminicídio de ocupar cargos públicos

Projeto do vereador Marcelo Adriano, elaborado em parceria com a OAB Jaboatão, reforça combate à …