Com o objetivo de ampliar a realização de exames que identificam a hanseníase, a Prefeitura de Olinda, em parceria com o Ministério da Saúde e Fundação Novartis, recebe, até esta sexta-feira (21), o projeto Roda Hans. A iniciativa conta com uma carreta equipada com clínicas e laboratório para a realização gratuita do exame.
Após passar pelas cidades de Garanhuns, no Agresste, e Camaragibe, também na Região Metropolitana do Recife (RMR), o projeto chegou a Olinda nessa segunda-feira (17). A carreta está estacionada no Estádio Grito da República, no bairro de Rio Doce, e segue com atendimento das 8h às 17h até esta quinta (20). Na sexta, o horário irá das 8h às 13h.
Como explica a gerente da Vigilância Epidemiológica do município, Jéssica Lima, o espaço está atuando por demanda espontânea, recebendo pacientes que suspeitam ter a doença. O principal sintoma é o aparecimento de manchas na pele.
“As manchas são os principais sintomas. Uma mancha branca, e, normalmente, você perde a sensibilidade nessa região. Esse é o sintoma mais gritante, que a pessoa pode desconfiar que seja hanseníase”, comentou.
O resultado do exame sai em sete dias. As equipes da Prefeitura de Olinda entrarão em contato com os pacientes para informar o resultado e encaminhar para o tratamento caso o exame tenha dado positivo.
De acordo com a gerente, o exame dura em média cinco minutos. “É um exame de baciloscopia, de raspagens do lóbulo da orelha ou cotovelo. Esse resultado sai com uma semana mais ou menos e a gente entra em contato. Caso dê positivo, inicia o tratamento na Unidade Básica de Saúde e aí a gente passa todas as informações para ela começar esse tratamento e ser acompanhada pelo município”, detalhou Jéssica.
Além do exame para identificação da hanseníase, o espaço também oferece aplicação da vacina contra a Covid-19, tanto para o público infantil e adolescente quanto para o público adulto.
Também estão disponíveis a vacinação contra a gripe e poliomielite, além de teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C. É necessário apresentar documento de identificação e Cartão SUS.
A aposentada Leda Maria Mendes, de 70 anos, mora no bairro de Rio Doce e aprovou a iniciativa. “Eu estava passeando com a minha cachorrinha e uma vizinha me contou que estavam tendo esses serviços de saúde aqui”, comentou.
A dona de casa Lúcia Sampaio, de 62 anos, também elogiou a realização dos serviços.. “Foi muito bom isso aqui, muito bom mesmo”, disse.
Na próxima semana, o projeto Roda Hans segue para a cidade de Jaboatão dos Guararapes, também na RMR. Em seguida, a carreta estaciona nos municípios de Paulista, Ipojuca, Gravatá, Recife e Cabo de Santo Agostinho.
Veja também
Eleições no Peru Folha Pet“Bolsonaro peruano” será novo prefeito de Lima
Seu pet fica pedindo carne crua? Saiba se a opção é saudável
Você precisa fazer login para comentar.