olinda,-jaboatao-e-paulista-decretam-“situacao-de-emergencia”-por-causa-das-fortes-chuvas

Olinda, Jaboatão e Paulista decretam “situação de emergência” por causa das fortes chuvas

Os municípios de Olinda, Jaboatāo dos Guararapes e Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), decretaram, neste sábado (28), situação de emergência devido às consequências das fortes chuvas que atingem as cidades desde o início desta semana. 

Em Olinda, de acordo com o secretário de Defesa Civil do município, coronel Carlos D’Albuquerque, além de prever o reforço por parte de outras esferas da União, o decreto também possibilita mais rapidez nos processos de contratação de pessoas e compras de suprimentos e insumos. O decreto tem a duração prevista de 120 dias, podendo ser revogado ou prorrogado por igual período, dependendo da necessidade.

Em Jaboatão, o decreto, assinado pelo prefeito Mano Medeiros, foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial neste sábado, garantindo mais agilidade à gestão municipal para tomar todas as medidas administrativas necessárias para minimizar os transtornos e apoiar a população. No município, foram registrados mais de 260 mm de chuvas, nas últimas 24 horas, maior índice em 30 anos, segundo a gestão municipal.

De acordo com a Prefeitura da cidade, o o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, em Jaboatāo, deverá estar na cidade neste domingo (29) para, ao lado prefeito, anunciar medidas emergenciais.

Segundo a prefeitura, equipes da Defesa Civil de Jaboatão atendem mais de 500 chamados, dando prioridade aos casos de vítimas de queda de barreiras. Imóveis estão sendo interditados e os desabrigados acolhidos em abrigos, onde recebem alimentos, produtos de higiene e limpeza. Os desalojados são orientados se abrigarem em casas de familiares.

A gestão municipal também disponibiliza pontos para doações de alimentos não perecíveis, água, roupas, produtos de higiene e limpeza. Os locais de coleta são no Shopping Guararapes, das 9h às 20h, e na Rua Coronel Francisco Galvão, 769, Piedade, das 8h às 20h.

A Defesa Civil do Jaboatāo orienta os moradores de áreas de risco a irem para locais mais seguros, pois estão previstos 100 mm de chuvas até este domingo (29). Casos de emergência podem ser comunicados pelos números 0800 281 2099 e 99195-6655.

A Prefeitura de Paulista também decretou situação de emergência na cidade devido às fortes chuvas.

Mortes


Trinta e três pessoas morreram em decorrência das chuvas desta semana no Recife e Região Metropolitana. Somente neste sábado (28), foram confirmadas 28 mortes, que somadas as outras cinco registradas nos últimos dias, chegam ao total de 33 óbitos no Estado, segundo a Defesa Civil de Pernambuco.

Veja também

About Redação

Veja também

Aos gritos de “João Governador”, Mercado das Mangueiras recebe primeira agenda de João Campos em Jaboatão

Por Luiz Gonzaga Jr JABOATÃO DOS GUARARAPES – O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João …