Olinda inaugura Casa da Memória do Carnaval
Espaço vai funcionar de segunda a sábado, das 8h às 17h
Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 23/03/24 às 0:16
A maior festa popular do Brasil agora tem um espaço para recordações e homenagens durante 12 meses do ano. Afinal, Olinda passa a contar com a Casa da Memória do Carnaval, inaugurada na noite desta sexta-feira (22). O espaço está localizado na Praça do Carmo, no Olinda Receptivo & Tour, e funcionará de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Os turistas terão oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Carnaval de Olinda, em espaço com estandartes de várias agremiações, bonecos gigantes, sala exibindo vídeo produzido pela TV Viva. Além disso, o local já está abastecido com fotos da festa em 2024 e possui uma espécie de mural para os visitantes deixarem uma menagem para a cidade.
“Aqui, na verdade, é nada mais que um encontro das manifestações do nosso Carnaval, Concentrado aqui, na Praça do Carmo, um lugar extremamente simbólico para nossa cidade, onde várias agremiações se encontram e a gente tem o nosso polo principal, com vários shows e encontros musicais. Não só daqui da cidade de Olinda, mas do estado de Pernambuco e de todo o Brasil”, disse Gabriela Campello, secretária de Patrimônio, Cultura, Turismo de Olinda, antes de concluir:
“Então, as pessoas vão poder chegar aqui, tirar uma foto com a cabeça de la ursa, com os estandartes, com bonecos gigantes, deixar sua mensagem, ver um pouco da nossa história. Sempre renovaremos, isso aqui não é algo permanente, estaremos sempre trazendo outras agremiações, para que todos os segmentos, não só as agremiações de frevo, como maracatu, coco, toda essa parte de material da nossa história, da nossa cultura, das nossas tradições serão encontradas aqui na Casa da Memória do Carnaval de Olinda”, encerrou Gabriela.
Na cerimônia de inauguração, participaram o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Olinda, Mirella Almeida, a secretária-executiva de Turismo da cidade, Aiane Siqueira, outros representantes da pasta de Cultura e demais segmentos do município.
“O Carnaval de Olinda não é só feito durante aquele período, ele é o ano inteiro. Então, é viver um pouco da experiência, né? Encontrar as fotografias registradas aqui, poder tirar uma foto com os estandartes mais conhecidos da nossa cidade, assistir um pouco do que é o nosso, é proporcionar uma experiência aos turistas que chegam aqui o ano inteiro”, pontuou Mirella Almeida.
RECEPTIVO
A Casa da Memória do Carnaval vai caminhar lado a lado com o receptivo, já consagrado na cidade. Os carros, que circulam por 12 pontos turísticos do Sítio Histórico da cidade, estão à disposição da população no mesmo horário do novo espaço inaugurado.
O Olinda Receptivo & Tour conta com quatro jardineiras que percorrem Convento de São Francisco, Alto da Sé, Igreja da Misericórdia, Quatro Cantos, Mercado da Ribeira, Casa de Alceu Valença, Palácio dos Governadores, Mosteiro de São Bento, Igreja de São Pedro e Igreja do Carmo. Todo o passeio é guiado por profissionais qualificados. O passeio dura, em média, 1h.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda