Município oferta o serviço gratuitamente em duas Policlínicas e uma unidade de atenção básica, além do Hospital Tricentenário
Publicado por: Redação Secom, em: 16/06/22 às 15:14
Por Pedro Morais
Este slideshow necessita de JavaScript.
Os dias do Teste do Pezinho (6/6) e da Conscientização da Doença Falciforme (19/6) motivaram a realização de uma atividade educativa nesta quinta-feira (16) em Olinda, na unidade de saúde da Ilha do Maruim. A Secretaria de Saúde do município, através da Diretoria de Atenção Básica, promoveu ações destacando a importância da realização do teste do pezinho e o rastreamento das doenças precoces hereditárias e congênitas.
A ação contou com o apoio das Coordenações Saúde da Criança e do Adolescente e da População Negra. Destaca-se que o teste é realizado entre o 3º e 5º dia de vida do bebê com a finalidade de diagnosticar a doença falciforme, a fibrose cística, fenilcetonuria, hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita e a deficiência da biotinidaze.
Em Olinda, o exame pode ser realizado no Hospital Tricentenário, de segunda a sexta-feira (para nascidos na maternidade); Policlínica Barros Barreto, segunda, terça e quinta-feira; Policlínica Sony Santos, terça, quarta e quinta-feira, e na unidade básica de saúde Ilha do Maruim, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (demanda espontânea).