Trecho de 800 metros recebeu equipes das prefeituras de Olinda e Paulista
Publicado por: Redação Secom, em: 21/10/22 às 11:42
Vinte e oito servidores de Olinda estiveram na Praia da Santa, em Rio Doce, nesta sexta-feira (21.10) para um mutirão de limpeza e conservação ambiental num trecho de 800 metros da praia, além da área de manguezal. O objetivo da ação é manter o ecossistema limpo e evitar que resíduos sólidos sejam transportados para o mar.
Os trabalhos foram desenvolvidos com a Prefeitura de Paulista, já que trecho da praia fica no limite entre os dois municípios. A coordenação ficou a cargo da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e também contou com trabalhadores ligados à Secretaria de Gestão Urbana.
“Esse mutirão é o primeiro que fazemos para aumentar o poder de limpeza da praia e trazer mais benefícios para o meio ambiente. Esses resíduos, quando transportados para o mar, colocam em risco a vida da flora e fauna marinha. Também aproveitamos para trocar experiências com o pessoal da Secretaria de Meio Ambiente de Paulista”, explica o secretário executivo de Meio Ambiente de Olinda, Wolney Queiroz.
Ele também aproveitou para chamar à população que auxilie o Poder Público em manter as praias limpas, pois se trata de um espaço compartilhado por todos. “A população pode ajudar recolhendo seu lixo e ajudando a não poluir a praia. Esse é uma responsabilidade de todos nós em cuidarmos do nosso planeta”, pontuou.
O trecho alvo do mutirão desta sexta tem uma equipe fixa de limpeza da Prefeitura de Olinda, que, além de manter a praia limpa, tem uma marca social. São seis reeducandos trabalhando das 7h às 15h, de segunda à sábado. Aos domingos o local também recebe o time que percorre toda orla recolhendo o material. Diariamente, só nos 800 metros da ação, os trabalhadores recolhem cerca de 9 toneladas de lixo por dia.
Este slideshow necessita de JavaScript.