Obras de nova creche em Santo Amaro estão em fase de finalização

obras-de-nova-creche-em-santo-amaro-estao-em-fase-de-finalizacao

A prefeita em exercício Isabella de Roldão esteve na Creche Escola Deputado Alcides Teixeira, que vai ampliar em 32% a oferta de vagas no bairro. Ela também visitou o Centro de Referência Clarice Lispector. (Foto: Brenda Alcântara/PCR)

A Creche Escola Deputado Alcides Teixeira, em Santo Amaro, já está quase pronta. No primeiro dia como prefeita em exercício, Isabella de Roldão começou a agenda vistoriando as obras no local, na manhã desta quarta-feira (3). A unidade vai atender cerca de 280 estudantes dos grupos I ao V, ampliando em 32% a oferta de vagas no bairro, a partir do início do ano letivo em 2022. A Prefeitura do Recife está investindo R$ 1,9 milhão na Creche Escola que está sendo construída na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar. 

“É uma alegria estar conhecendo este equipamento lindo, construído com muito carinho e com inovações. Um espaço para as crianças construído e pensado para elas poderem se desenvolver plenamente, dentro de um bairro muito grande e muito populoso. O prefeito dá um passo significativo construindo um espaço que aumenta em mais de 30% as vagas já existentes na comunidade”, declarou a prefeita em exercício. “Então é uma reafirmação do nosso compromisso com a primeira infância e a gente tem plena convicção que essa é uma etapa importantíssima de vida. Até os dois anos de idade mais de 80% das sinapses cerebrais estão em formação, então quanto mais estímulo, cuidado, respeito, boa alimentação, mais essa criança cresce de forma plena”, completou.

Já o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, lembrou que essa é a primeira creche que será inteiramente construída e entregue durante a gestão de João Campos: “Entre os vários projetos e grandes prioridades estabelecidas pelo prefeito João Campos e pela nossa prefeita em exercício Isabella, na área de educação, está a ampliação de vagas em creches que beneficia não só as crianças como também as famílias e a comunidade como um todo. Então essa creche aqui é a primeira grande creche que a gente está concluindo as obras dentro da gestão do prefeito João Campos e vai ampliar em mais de 30% a oferta de vagas aqui no bairro de Santo Amaro”, explicou ele. “Ela traz uma série de conceitos de estrutura e de acesso, está muito ligada ao que a gente pensa para todas as nossas novas unidades e nossas novas creches que serão inauguradas ao longo dos próximos anos, com certeza um grande benefício para o bairro de Santo Amaro e um grande presente para a nossa cidade fortalecer o seu trabalho especialmente na Primeira Infância”, acrescentou.

A nova unidade de ensino vai contar com nove salas de aula; sala multiuso; sala dos professores; lavanderia; despensa; secretaria e direção. O bairro de Santo Amaro conta com outras dez unidades de ensino para estudantes dessa faixa etária, contemplando um total de 850 estudantes.

Durante a visita, Isabella de Roldão também comentou sobre a importância de o Recife ter a primeira mulher prefeita, interinamente, no que diz respeito a representatividade. “É uma importância grande, inclusive compartilho esse momento com todas as mulheres recifenses e pernambucanas porque é um marco importante para a nossa cidade. Toda mulher pode ser o que quiser. Quando a gente ocupa esses espaços, a gente abre caminho para que as meninas e as mulheres olhem e digam ‘eu também posso’. Quando a gente olha e só vê homens nos espaços fica muito difícil a gente chegar nesse ponto. Então eu estou muito feliz e com muito desejo de que se abram os caminhos, os caminhos de alarguem para esse caminhar, para que as mulheres verdadeiramente sintam que podem ser o que quiserem ser”, afirmou.

CLARICE LISPECTOR – Reafirmando o seu compromisso com as pautas referente à promoção da equidade de gênero, Isabella de Roldão visitou o Centro de Referência Clarice Lispector, que acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Além de ser recebida pela secretária da Mulher Glauce Medeiros, a prefeita em exercício fez a visita acompanhada de outras representantes da gestão: Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do Recife;  Cacau de Paula, secretária de Turismo e Lazer do Recife; Érika Moura, secretária de Saneamento do Recife; Adriana Rocha, secretária de Trabalho e Qualificação do Recife; e  Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife.

Desde agosto deste ano, o Centro de Referência Clarice Lispector ganhou uma nova casa e passou a oferecer atendimento presencial 24 horas e pernoite para as mulheres. A nova casa, que foi visitada hoje, fica na Rua Doutor Silva Ferreira, 122, no bairro de Santo Amaro. O centro, que tem 20 anos, tem uma equipe multidisciplinar com seis psicólogas, cinco advogadas, três assistentes sociais e uma educadora social. O atendimento acontece das 7h às 19h, além do horário estendido do plantão da pernoite, com educadoras sociais.