obras-da-ponte-engenheiro-jaime-gusmao-avancam-e-chegam-a-80%-de-conclusao

Obras da ponte Engenheiro Jaime Gusmão avançam e chegam a 80% de conclusão

Etapa principal dos trabalhos, correspondente à implantação do “tabuleiro” sobre o Capibaribe, deve ser concluída até o final do ano. Com a conclusão da segunda fase, que inclui a ligação com o solo, a ponte será entregue no primeiro semestre de 2024 (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

As obras da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que cruzará o Rio Capibaribe para interligar os bairros da Iputinga e do Monteiro, chegaram a 80% de conclusão. O percentual se refere à etapa principal dos trabalhos, correspondente ao “tabuleiro” sobre o rio, que ficará pronta no final do ano. Já a segunda fase, que inclui as conexões com o solo, usando a técnica da terra armada, será concluída no primeiro semestre de 2024, quando a ponte será liberada para uso pela população. O prefeito João Campos vistoriou a obra nesta segunda-feira (24).

“Nós temos 27 pontes na cidade, sem contar os pontilhões. E essa será a 28ª. É uma grande obra e, além da ponte, também vamos construir um sistema viário novo com 20 novas ruas, incluindo requalificações e implantações, assim como uma área urbanizada na margem do rio, que faz parte do Parque Capibaribe. O sistema viário dará o acesso à ponte dos dois lados e viabilizará também o acesso das pessoas com qualidade”, disse o prefeito durante a visita.

A intervenção está sendo realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas. A ponte mede 170 metros de extensão, 20 m de largura e 12 m de altura, com calçadas e ciclofaixa. Serão quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido. 

No momento, a obra está na fase de implantação das aduelas de concreto nos dois sentidos. São peças pré-moldadas que ficam sobre o rio, sem necessidade de sustentação, já que estão sendo concretadas com o método de balanços sucessivos. Com o avanço na colocação das aduelas, o primeiro encontro entre os dois lados da ponte deverá acontecer em setembro e a conexão será completada até outubro. Em seguida, começam os trabalhos em cima do tabuleiro, como o asfaltamento e a implantação dos passeios, guarda-corpos e ciclovia. Por fim, serão feitas as conexões com o solo, usando a

Parque do Caiara para o Parque Santana hoje precisam percorrer 5,1 km (via Torre-Parnamirim) ou 7,7 km (pela BR-101), distância que cairá para 3,82 km com a nova ponte.

técnica da terra armada.

A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão é um importante investimento para a mobilidade da área e suprirá uma necessidade de interligação entre as duas margens, já que não existe nenhuma ponte para veículos num trecho de quase 5 km do rio. Atualmente, as pontes mais próximas ao longo do Capibaribe nesta região são a ponte da BR-101 e a ponte-viaduto Governador Cordeiro de Farias, que liga os bairros da Torre e Parnamirim.

Por exemplo, a nova ponte reduzirá a distância entre o Parque de Exposições do Cordeiro e a Praça de Casa Forte dos atuais 6,7 km (via Torre-Parnamirim) e 8 km (via BR-101) para apenas 4,39 km. Motoristas indo do 

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …