Fui a uma solenidade de formatura, ontem, compartilhar com os formandos e seus familiares as alegrias da conclusão do curso superior de psicologia na Imbiribeira, em faculdade conhecida pela eficiência cujo nome resguardo temeroso de que este escrito possa interpretar-se como crítica depreciativa, o que, pelo contrário, está longe de ser.
Singeleza e beleza rimaram no evento, sem flores para adornar a mesa de honra, composta exclusivamente de mulheres, que substituíram o perfume das aparências pela essência de simplicidade, capacidade e autoridade, com o acréscimo necessário de rigor no cumprimento dos horários. A impontualidade gera o açodamento da pressa e a angústia da não recuperação do tempo. Desanda o cronograma do planejamento. Só merece elogio quando evita grande prejuízo ou contratempo. É bendita se salva vida, impede o embarque em navegação que submerge ou em voo que perde sustentação nos ares.
As mulheres sofreram muito a inclemência do mando masculino na aurora da humanidade. Lutaram por igualdade nos poderes e direitos e agora chegou sua vez, sem repetir os erros do seu oposto, de amaciar o mando e torná-lo mais capaz. Guerra não é coisa séria, por exemplo, está mais ao gosto dos homens do que das mulheres. Conflitos sempre vão existir, mas não têm, necessariamente, que se resolver na medição do poderio bélico.
No Brasil já tivemos uma Presidente, na Argentina também e em outros lugares do mundo. Agora o México elegeu a sua e os EUA arregimentam-se para eleger Kamala Harris, nessa experiência que pode frustrar-se mas tem tudo para dar certo. Qualquer dúvida é só as eleitas vir a Pernambuco fazer um curso de gestão nessa faculdade a que me refiro. Se não a encontrarem podem procurar-me que forneço o endereço. É gratuito.
José de Siqueira Silva é Coronel da reserva da PMPE
Mestre em Direito pela UFPE e Professor de Direito Penal
Contato: jsiqueirajr@yahoo.com.br
Instagram: @j_siqueiras
Facebook: www.facebook.com
28/08/2024 às 17:36