De amanhã (13) até o próximo dia 19, os espetáculos “Ao Paraíso” e “Arranca!” serão apresentados em quatro sessões gratuitas. As montagens são resultado dos editais públicos de fomento Aprendiz em Cena e Solo do Outro (Foto: Marcos Pastich/Arquivo PCR)
Confirmando o compromisso de fomentar as artes cênicas na cidade, o Teatro Hermilo Borba Filho, mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será palco para duas estreias de produções locais inéditas, entre os próximos dias 13 e 19 de agosto. As montagens “Ao Paraíso” e “Arranca!” são o resultado dos editais Aprendiz em Cena e Solo do Outro, realizados pelo Centro Apolo Hermilo, para apoiar grupos, coletivos e artistas na missão de empreender cultura e arte no Brasil.
Com texto e direção de Valécio Bruno, “Ao Paraíso” será o primeiro espetáculo a estrear, com sessões amanhã (13) e domingo (14), às 19h. A história é protagonizada pelo herdeiro de uma funerária que, junto com sua esposa e o amante dela, administra o negócio moribundo e vê seu destino mudar de rota, após a chegada de um misterioso andarilho na cidade. O argumento é inspirado no conto “Eu, agente funerário”, que apresenta enredo semelhante ao da peça “Um paroquiano inevitável”, ambos de autoria de Hermilo. Com Sandra Rino, Samuel Lira, Pascoal Filizola e Inácio Dantas no elenco, o espetáculo tem cenografia de Cláudio Lira, luz de Natalie Revoredo, figurinos de Paulo Pinheiro, trilha sonora original e produção de Rodrigo Guilherme e Valécio Bruno.
Com direção de Domingos Júnior, “Arranca!” terá duas apresentações: nos dias 18 e 19 de agosto, também às 19h. O enredo é inspirado no capítulo “O Livro dos Mortos” da obra “Agá”, de Hermilo Borba Filho. Traz a corporeidade das danças de rua e da cultura popular, apresentando um Nordeste futurista. Com Domingos Júnior, Íris Campos e Marcelo Sena, suas dores e lutas, em cena.
Os espetáculos serão gratuitos, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro.
Ao Paraíso – Ficha Técnica
Texto e Direção: Valécio Bruno
Elenco: Inácio Dantas, Pascoal Filizola, Samuel Lira e Sandra Rino
Cenário: Cláudio Lira
Figurino: Paulo Pinheiro
Luz: Natalie Revoredo
Trilha Sonora Original: Rodrigo Guilherme e Valécio Bruno
Programação Visual: Felipe Prado
Assistente de Produção: Raphito Oliveira
Comunicação e Produção: Valécio Bruno e Rodrigo Guilherme
Arranca! – Ficha Técnica
Direção geral: Domingos Júnior
Co-direção: Íris Campos e Marcelo Sena
Intérpretes-criadores: Domingos Júnior, Íris Campos e Marcelo Sena Coordenação de pesquisa: Domingos Júnior
Pesquisadores: Íris Campos e Marcelo Sena
Coordenação de Produção: Canela Vermelha Produção
Produção Executiva: Criativo Soluções | Danilo Carias
Iluminação: João Guilherme de Paula
Pesquisa e Concepção do Figurino: Maria Agrelli e Gabi Holanda
Oficineira: Agrinéz Melo
Trilha sonora original: Marcelo Sena
Operação de som: Wagner Montenegro
Identidade visual: Aurora Jamelo
Vídeo e Edição: Caldo de Cana Filmes