no-recife,-vacinacao-infantil-contra-covid-19-agora-tambem-pode-ser-feita-sem-agendamento

No Recife, vacinação infantil contra covid-19 agora também pode ser feita sem agendamento

A imunização de crianças entre quatro e 11 anos acontece de segunda a sexta-feira em 27 unidades de saúde da Prefeitura do Recife. Em outros quatros Centros de Vacinação espalhados pela cidade também é possível receber o imunizante de domingo a domingo. (Foto: Richardison Martins/Sesau)

A partir desta segunda-feira (8), a vacinação infantil contra covid-19 passa a ser realizada sem necessidade de agendamento nas 27 unidades de saúde da Prefeitura do Recife que atendem as crianças a partir dos quatro anos. Para aqueles que ainda quiserem agendar, a marcação continua disponível no site ou aplicativo do Conecta Recife. Nestes locais, a imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A lista completa dos pontos de vacinação pode ser conferida neste link: https://bit.ly/3zFiw7J.

As crianças de quatro a 11 anos ainda podem receber a vacina anticovid em outros Centros de Vacinação que também atendem por demanda espontânea, de domingo a domingo, sendo: Shopping Recife e Parque Dona Lindu, em Boa Viagem; Shopping Boa Vista, na área central da cidade; e Sítio Trindade, em Casa Amarela. 

A vacinação sem agendamento estendida para todos os locais que atendem o público infantil  chega como uma forma de facilitar a rotina dos pais ou responsáveis dessas crianças. Além disso, essa é uma estratégia que a Secretaria de Saúde do Recife adota para tentar aumentar a cobertura vacinal deste grupo. No Recife, até o momento, foram vacinadas com a primeira dose contra a covid-19 111.154 crianças entre quatro e 11 anos – o que representa 61,34% de cobertura vacinal. Desse total, 68.517 (37,81%) já receberam a segunda dose e completaram o esquema vacinal.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, o esquema vacinal das crianças com quatro anos é feito exclusivamente com a vacina Coronavac, em duas doses, com intervalo de 28 dias, e segue a mesma dose utilizada nos adultos. Já aquelas a partir dos cinco anos também podem receber o imunizante da Pfizer pediátrica, que possui esquema de duas doses, com intervalo de 60 dias, e tem dosagem diferenciada para o público infantil. É importante frisar que as crianças imunossuprimidas também devem ser vacinadas contra a covid-19 neste momento. Além disso, não há necessidade de intervalo de tempo entre as vacinas anticovid e as demais do calendário de vacinação de rotina. 

Para receber a vacina contra covid-19, é necessário fazer o cadastro dos meninos e meninas no Conecta Recife, anexando documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. 

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. Como forma de incentivar o hábito da leitura, no ato da primeira dose, a criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …