Toda trajetória de sucesso tem um começo. No basquete, os NBA drafts são a porta de entrada para que o sonho de muitos jovens se tornem realidade. Kobe Bryant, LeBron James, Steve Nash, entre tantos outros, foram protagonistas de edições memoráveis. Confira alguns dos jogadores que entraram para história e os novos talentos que prometem balançar as melhores casas de apostas do mundo.
NBA Draft de 1996 reuniu Kobe Bryant, Allen Iverson e outros craques
É consenso entre especialistas e fãs de basquete que a edição de 1996 mudou a história da NBA. Afinal, grandes nomes estiveram entre os elegíveis, tais como Allen Iverson, armador que deixava a universidade de Georgetown após dois anos, para ser draftado na primeira escolha do Philadelphia 76ers.
No entanto, a primeira escolha foi apenas o começo de um draft que reuniu tantas outras grandes promessas da época, como Shareef Abdur-Rahim, Kobe Bryant, Ray Allen, Steve Nash e Jermaine O’Neal.
Em suma, a edição de 1996 rendeu três diferentes MVP’s da liga e uma combinação de 64 All-Star Games para uma única classe de draft. Dos nomes mencionados, Kobe Bryant levou o Los Angeles Lakers a cinco títulos, além de ser o cestinha da NBA em duas oportunidades.
Ray Allen foi bicampeão com o Boston Celtics, e Steve Nash, embora nunca tenha jogado nas finais da NBA, foi MVP por dois anos consecutivos: 2005 e 2006 vestindo a camisa do Phoenix Suns.
Michael Jordan em 1984 e LeBron James em 2003
A noite de 1996 foi de fato memorável, mas não foi a primeira a entrar para a história. Afinal, em 1984, nada mais, nada menos que Michael Jordan seria um dos jogadores selecionados, além de John Stockton, Charles Barkley e Hakeem Olajuwon.
Ao todo, apenas sete jogadores desta classe alcançaram um All-Star Game, mas a relevância dos draftados vão além de participações de All-Stars e canecos. Jordan é considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos, numa trajetória incrível com a camisa do Chicago Bulls. Stockton, por sua vez, é o líder de assistências e roubos de bola na história da NBA. Já Olajuwon, por exemplo, é o rei dos tocos de todos os tempos.
O ano de 2003 foi cercado de muita expectativa, principalmente porque o potencial de LeBron James foi projetado desde muito cedo. Além dele, Chris Bosh e Dwyane Wade, companheiros de James pelo Miami Heat, também estavam entre os jogadores elegíveis. Juntos, o trio levou à franquia a quatro finais, vencendo duas (2012 e 2013).
Entenda o que é e como funcionam os torneios
O NBA draft nada mais é do que um evento anual em que as equipes selecionam atletas de faculdades americanas e ligas profissionais para entrarem em suas respectivas franquias.
As 30 equipes da NBA se revezam para selecionar os jogadores elegíveis em duas rodadas no draft. Isso significa que, como cada equipe tem direito a uma escolha por rodada, a cada ano 60 atletas são selecionados.
Na primeira rodada, as primeiras 14 escolhas são decididas pela loteria da NBA, que determina a ordem de seleção das equipes que não alcançaram os playoffs ao longo da temporada regular passada. Essa loteria existe para impedir que as franquias percam deliberadamente para conseguir uma escolha mais alta.
Já as 16 escolhas restantes são decididas com base na classificação da última temporada regular numa ordem inversa, isto é, a equipe com melhor campanha recebe a 30ª escolha e assim por diante. Portanto, não há loteria para a segunda rodada.
Os drafts da NBA de 2022 estão previstos para acontecer no dia 23 de julho deste ano.
Veja também
Futebol TênisDia do Goleiro: entenda origem da data e confira homenagens dos clubes brasileiros
Djokovic diz que está sofrendo com doença, mas nega Covid-19: “Afeta o metabolismo”
Fonte: Folha PE