Com previsão de saída para esta quinta-feira (2), o navio USCGC Stone, da Guarda Costeira dos Estados Unidos, atracou no Porto de Suape, em Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, na segunda-feira (30).
A embarcação atua no combate a atividades marítimas ilícitas, como a pesca ilegal, apontada como principal ameaça global à segurança marítima. Estima-se que seja responsável pela perda anual de dezenas de bilhões de dólares em receita para pescadores legais.
O navio atracou em Suape como parada estratégica para o plano de implantação de multimissão no Oceano Atlântico. O objetivo do programa americano é combater e fortalecer as relações de soberania no mar dos países da região.
O objetivo do programa americano é combater e fortalecer as relações de soberania no mar dos países da região. O navio recebeu, na terça-feira (31), a visita da cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, Jessica Simon; e do Capitão dos Portos de Pernambuco, Frederico Medeiros.
“Todas as nações se beneficiam do acesso livre e aberto ao domínio marítimo”, disse o capitão da Guarda Costeira dos EUA e comandante da embarcação, Clinton Carlson. “É um verdadeiro privilégio trabalhar com as forças marítimas do Brasil à medida que aumentamos nossa comunicação e trabalhamos juntos para defender a ordem internacional baseada em regras no mar”, enfatizou Carlson.
O navio Stone foi enviado pela última vez ao Atlântico Sul no período de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, em apoio à Operação Cruzeiro do Sul, na qual os dois países alavancaram o memorando de entendimento de compartilhamento de informações da Guarda Costeira dos Estados Unidos e do Brasil, operacionalizando perspectivas estratégicas sobre a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada. O documento foi publicado em setembro de 2020.
Veja também
mianmar françaRuas de Mianmar vazias em protesto pelo aniversário do golpe de Estado
Governo francês aprova reforma migratória sem apoio parlamentar necessário
Você precisa fazer login para comentar.