Os mesmos clubes, o mesmo estádio, a mesma competição e praticamente os mesmos atletas em campo. Menos de um mês depois de se enfrentarem nos Aflitos, pela primeira fase do Campeonato Pernambucano, Náutico e Salgueiro voltam a se encontrar. De tantas semelhanças, é a diferença que tem peso maior. Agora é mata-mata. Ao Timbu, pouco adiantará o bom retrospecto recente se, nesta quarta (5), pelas quartas de final do Estadual, não repetir o dever de casa. Para o Carcará, o tropeço anterior por 2×0 será esquecido se os sertanejos saírem de campo com a vaga assegurada na semifinal.
A única vantagem do Náutico será o mando de campo. Se a partida terminar empatada, a decisão vai para as penalidades. Definição que já ajudou o Timbu em um dos dois mata-matas que as equipes protagonizaram no passado no Pernambucano.
Histórico positivo ao Timbu
Em 2014, na semifinal do Pernambucano, o Salgueiro venceu por 2×0 no jogo de ida, no Cornélio de Barros, com gols de Everton e Kanu. Na volta, o Náutico ganhou por 1×0, com Vinícius balançando as redes. Como no regulamento do Estadual não havia vantagem do saldo de gols, a classificação foi definida nas penalidades. O Timbu avançou ao derrotar o Carcará por 5×3.
A outra vez em que Náutico e Salgueiro jogaram na fase que antecede a final foi em 2018. Agora, em partida única, na Arena de Pernambuco. Os alvirrubros venceram por 3×2. Luis Eduardo (contra), Ortigoza e Camacho fizeram para o Timbu, enquanto Dadá e Maurício balançaram as redes para o Carcará.
Para o confronto, o técnico Dado Cavalcanti terá o retorno do lateral-esquerdo Diego Matos, que cumpriu suspensão automática. O lateral-direito Victor Ferraz, o zagueiro Paulo Miranda, o volante Jean Mangabeira e o atacante Jael, poupados diante do Petrolina, também ficam à disposição. Em recuperação de uma lesão na coxa, Kayon segue vetado e deve ser substituído por Regis Tosatti.
“O Salgueiro tem suas qualidades, tem sua tradição dentro do Campeonato Pernambucano, mas chegamos muito bem preparados para esse confronto”, afirmou Dado.
Em busca da décima
Caso avance, o Salgueiro chegará pela 10º vez consecutiva à fase de semifinal. Algo que o Trio de Ferro não conseguiu nas últimas edições. Em 2015 e 2017, a equipe sertaneja foi finalista, mas perdeu as decisões para Santa Cruz e Sport, respectivamente. Em 2020, nova decisão, mas agora levantando a taça diante do Tricolor, no Arruda.
Ficha técnica
Náutico
Vagner; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Odivan e Diego Matos; Jean Magabeira, Nathan e Souza; Regis Tosatti, Paul Villero e Jael. Técnico: Dado Cavalcanti
Salgueiro
Tanaka; Gabriel Fonseca, Gustavo, Léo Ceará e Wesley; Hebert, Gaspar e Pedro Talisca; Juan Kelsen, André e Palominha. Técnico: Marcos Tamandaré
Local: Cornélio de Barros (Salgueiro/PE)
Horário: 20h
Árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Junior. Assistentes: Marcelino Castro de Nazare e Victor Matheus de Lavor Paes Barreto
Transmissão: Nosso Futebol
Veja também
Que Golaço FutebolO Santa Cruz já pode fechar as portas
Sport promove gratuidade para PCDs e prepara ações para autistas
Fonte: Folha PE