A Eslovênia elegeu a primeira mulher como presidente do país.
Natasa Pirc Musar é advogada e jornalista e concorreu como independente com o apoio do governo de centro-esquerda do país.
Musar é ligada à ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, como sua primeira mulher chefe de Estado.
Ela derrotou o ex-ministro das Relações Exteriores Anze Logar – um veterano da política conservadora.
Musar obteve quase 54% dos votos, à frente de Logar, que obteve pouco mais de 46%, disse a comissão eleitoral.
A participação entre a população de cerca de 2 milhões de pessoais foi de 49,9%.
“A Eslovênia elegeu uma presidente que acredita na União Europeia (UE), nos valores democráticos sobre os quais a UE foi fundada”, disse Musar após sua vitória.
Ela ressaltou que o mundo está “enfrentando tempos difíceis por causa das mudanças climáticas”.
“Os jovens estão agora colocando a responsabilidade política em nossos ombros de cuidar do nosso planeta para que nossa próxima geração, nossos filhos, vivam em um ambiente saudável e limpo”, disse ela.
O papel da presidente é principalmente cerimonial, mas Musar será o comandante em chefe das Forças Armadas e também nomeará vários altos funcionários, incluindo o chefe do Banco Central.
Musar foi contratada como advogada para defender os interesses de Melania Trump, que nasceu na Eslovênia, durante a presidência de seu marido.
Em 2016, Musar e sua cliente entraram com uma ação contra a revista Suzy na Eslovênia por sugerir que Trump havia trabalhado como acompanhante de luxo enquanto seguia sua carreira de modelo internacional. Um acordo extrajudicial foi fechado.
Você precisa fazer login para comentar.