Comunidade do bairro de Afogados recebeu, neste sábado (22), ações do Recife Cuida, emissão de documentos, atendimento do Procon Recife, entre outros. Prefeito João Campos prestigiou evento (Foto: Hélia Scheppa)
Ampliando a presença das ações municipais para a população, a Prefeitura promoveu mais uma edição do mutirão Todos Pelo Recife, neste sábado (22). A comunidade contemplada foi a Vila São Miguel, no bairro de Afogados. Ao todo, foram prestados mais de 4,5 mil atendimentos à população, de diversas secretarias e órgãos municipais. A ação é mais uma etapa do programa de escuta popular da cidade e concentrou iniciativas de diversas secretarias durante o dia, promovendo transformações urbanas e sociais. O evento aconteceu na Rua Rubiácea, na Escola Municipal Vila São Miguel e na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila São Miguel/Marrom Glacê e contou com a presença do prefeito João Campos.
“Esse mutirão contempla vários serviços, com um foco muito importante em saúde. Hoje, em menos de cinco horas, foram mais de 500 pessoas atendidas em várias áreas, em uma comunidade que precisa disso”, destacou o prefeito João Campos. “E não estamos fazendo só aqui. Cada final de semana a gente faz numa área diferente da cidade. Tem serviço de educação, de saúde, de cidadania, empreendedorismo e infraestrutura, com obra pedida pela comunidade. Fazer essa visita é muito bom não só para ver o serviço, mas também para ouvir as pessoas e saber o que precisamos melhorar para a frente. Não vamos parar, teremos ritmo intenso, em várias comunidades, para o Recife inteiro ser contemplado”, completou o gestor municipal.
Com direito a um check-up, Erika Fonseca, 45 anos, aproveitou o que foi possível dos serviços de saúde. “Queria fazer uma geral, aí passei pelo clínico, dermatologista e oftalmo. Moro aqui pela região, aí facilita bastante uma ação assim, com serviços de várias secretarias. Consegui adiantar muita coisa”, comemorou.
Na Escola Municipal Vila São Miguel e na USF Vila São Miguel/Marron Glacê, a população contou com ações do Recife Cuida, com um grande cardápio de serviços na área de saúde, como vacinação, consultas médicas, exame de mamografias, entre outros. No local, também foi possível emitir documentos, como certidões de nascimento, assim como ter acesso a atendimento jurídico oferecido pelo Procon Recife. As mulheres em situação de violência também foram acolhidas no local e receberam orientações para denunciar os casos. Para quem estava à procura de uma oportunidade, foi oferecido cadastro na plataforma GO Recife, no intuito de oferecer uma colocação no mercado de trabalho.
“O mutirão Todos pelo Recife tem o objetivo de levar uma série de serviços públicos às comunidades, facilitando o acesso da população a políticas públicas, ao mesmo tempo em que oferece diversos tipos de atendimento, como na saúde, assistência social, educação e outros. Dessa forma, a Prefeitura chega mais próximo aos cidadãos, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, explica o secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos.
Rosalvo Ferreira, 45 anos, teve muito menos trabalho do que vinha imaginando para resolver a documentação que havia perdido. “Eu precisava dar jeito nessas documentações minhas, porque perdi. Já dei jeito aqui no meu registro e depois é ver a identidade. Com certeza isso aqui foi um facilitador para mim. Um mutirão assim ajuda muito a comunidade, dá para ver que está lotado, ajuda muita gente”, disse.
Aproveitando a viagem para visitar um médico, Adriana Guimarães, 43 anos, cuidou de levar os dois filhos e o neto para finalmente tirar a identidade, coisa que já vinha há um tempo adiando. “Eu queria me consultar, o que foi muito bom, resolver uma documentação dos meus meninos e passar pela agência de emprego. A própria escola avisou para a gente que teria essas ações, aí me organizei para vir. Graças a Deus, foi ótimo, ajudou e muito. Todo mundo documentado agora. Foi ótimo essa facilitação para a gente, de concentrar várias coisas num mesmo espaço”, afirmou.
MELHORIA URBANA – Além dos serviços, a comunidade também foi contemplada com requalificação de espaços públicos escolhidos a partir da escuta ativa junto aos moradores, em reunião entre a Prefeitura e a população. As obras selecionadas foram a recuperação de paralelos da Rua Djalma Honório, a limpeza de galerias em seis vias, a troca de luminárias e a revitalização da Praça do Mangue. Essas ações representarão investimentos da ordem de R$ 240 mil. A previsão de término é de 90 dias.