A ação, promovida pela Prefeitura do Recife por meio do Gabinete de Inovação Urbana, envolveu cerca de 100 pessoas, entre voluntários, moradores e servidores públicos (Foto: Winnie Barbara)
Na manhã deste sábado (29), a comunidade de Beirinha, no bairro de Areias, Zona Norte do Recife, foi transformada por meio das cores e da união. Um mutirão de pintura, promovido pelo Programa Mais Vida da Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Inovação Urbana, tomou conta das ruas dos Prazeres e Thomaz Lobo, mobilizando cerca de 100 pessoas, entre voluntários, servidores públicos e moradores.
A ação marcou o início pintura de 120 casas, fortalecendo o orgulho e o senso de pertencimento na comunidade, além de reforçar os laços entre os moradores e o poder público. Nos próximos meses, o Programa Mais Vida continuará trazendo melhorias urbanas e sociais para a comunidade, com o apoio da Tintas Coral e Cimento Forte.
A moradora Vânia de Oliveira, 53, contou com a ajuda de voluntários para pintar a fachada da sua casa. “Eu estou amando essa iniciativa, principalmente por trazer mais alegria pra comunidade. Senti até vontade de estar na rua. E o com projeto que ainda vai vir pra nossa comunidade é que vai ficar melhor ainda”, conta orgulhosa.
Lara Diniz, 45 anos, psicóloga, estava entre os voluntários que participaram da ação. Ela aproveitou a oportunidade para trazer sua filha Laura Lima, de 13 anos. “Sempre quis participar de ações voluntárias e achei a proposta do Mais Vida muito interessante, pois permite estar dentro de uma comunidade, conhecendo outras pessoas e realidades. É uma oportunidade de sair do cotidiano de trabalho e casa em áreas mais centrais da cidade e ajudar. Trouxe minha filha para que ela também pudesse viver essa experiência comigo”, comentou.
Seguindo a metodologia do Mais Vida, de engajamento e participação comunitárias, serão proporcionados outros momentos de escutas e oficinas de cocriação para obter cada vez mais informações sobre as necessidades e prioridades da comunidade, oferecendo aos moradores oportunidades de influenciar e ter impacto direto sobre os processos de decisão do projeto final.
PROGRAMA MAIS VIDA – Criado em 2016, é uma política pública de inovação e resiliência urbana que busca reinventar a cidade e combater a desigualdade socioespacial. Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável, o protagonismo comunitário e a melhoria do espaço urbano nas 545 comunidades de interesse social do Recife. Desde sua implementação, o programa já beneficiou mais de 54 mil habitantes, atendendo a 61 comunidades até junho de 2024. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças, jovens e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente. Internacionalmente reconhecido pela ONU-Habitat, Child in The City, Urban 95 e Bernard Van Leer Foundation, o Mais Vida serve de inspiração para outras cidades adotarem estratégias inovadoras, inclusivas e sustentáveis. Em 2023, o Programa Mais Vida ganhou destaque no Guia de Urbanismo Social realizado pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e a Diagonal.