De hoje (19) até o próximo dia 8 de dezembro, vai ter programação cultural gratuita e diversificada nos pátios de São Pedro e do Carmo, com encerramento cinematográfico, no Teatro do Parque. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)
Para celebrar as tradições de matriz africana, dentro das comemorações do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil, promovidas pela Prefeitura do Recife, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife, em articulação com o Conselho Municipal de Políticas para Igualdade Racial e o Núcleo Afro, realizarão uma extensa programação de apresentações, discussões e celebrações, que tomarão conta do Pátio de São Pedro, Pátio do Carmo e espaços culturais da cidade, estendendo-se até o mês de dezembro.
A partir de hoje (19), a festa está garantida no Pátio de São Pedro, entorno histórico dos mais importantes da cidade e um dos mais representativos símbolos e redutos do movimento negro recifense. Das 16h em diante, vai ter contação de história, performances de dança, Slam das Minas PE e apresentações de blocos afro, além de cortejo de afoxé saindo da Praça do Diário para desaguar no Pátio.
Amanhã (20), a efeméride começa a ser celebrada mais cedo. Ainda pela manhã, a partir das 10h, será realizado um Workshop tranças e dreads, no Núcleo Afro. Às 14h, marcando a abertura da VIII Jornada de Direitos Humanos, haverá o lançamento da exposição Agosto da Jurema, que apresentará memórias, linguagens e imagens de 21 “Terreiros de Jurema”, das seis Regiões Político-Administrativas do Recife, para a celebração da Jurema como manifestação religiosa, cultural e social. A mostra acontece no Centro de Design do Recife, que fica na Casa 10, no Pátio de São Pedro. Depois o Pátio se encherá de atividades, como performance de DJ, Batalha da Escadaria e encerrando com uma apresentação de Lucas e Orquestra dos Prazeres, a partir das 20h.
A partir do dia 23 de novembro, o Pátio do Carmo passa a sediar as celebrações culturais do Mês da Consciência Negra, com feira de afro-empreendedorismo a partir das 15h e uma edição especial da Terça Negra, a partir das 19h, com apresentações do Maracatu Sol Brilhante, Afoxé Povo de Ogunté e Afoxé Obá Iroco.
A terça seguinte (30) também será negra no Pátio do Carmo, com apresentações do Maracatu Encanto do Dendê, Coco na Pisada do Mestre e Afoxé Filhos de Ayrá. Uma segunda edição da feira de afro-empreendedorismo tomará conta daquele pátio também negro, porque histórico.
A programação só será encerrada com a Mostra Baobá Cine, de filmes Africanos, no Teatro do Parque, entre os próximos dias 6 e 8 de dezembro.
PROGRAMAÇÃO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
DIA 19/11
Pátio de São Pedro
16h – Sessão de contação “O Ifá Contou”, com Kemla Baptista, do Caçando Estórias
17h – Performance de dança do Grupo Frevo, Capoeira e Passo
18h – Slam das Minas PE
19h – Bloco Afro Daruê Malungo, Raízes de Quilombo
20h – Bloco Afro Araylê, Obanijé
21h – Bloco Afro Lamento Negro, Obirim
Praça do Diário
17h – Cortejo de Afoxés Ara Ode Elegbara, Omulu Pa Keru Awo Yamim Bale Gile e Oya Alaxé, da Praça do Diário até o Pátio de São Pedro
DIA 20/11
Pátio de São Pedro
10h – Workshop tranças e dreads, do Salão Afro Gana, no Núcleo Afro (para inscritos)
14h – Abertura Exposição JUREMA, no Centro de Design
15h – Sessão de contação “O Ifá Contou”, com Kemla Baptista, do Caçando Estórias
15h – Segunda etapa do Workshop tranças e dreads, do Salão Afro Gana, no Núcleo Afro (para inscritos)
16h – Performance DJ Geo
17h – Desfile de moda Africana, com o estilista Senegalês Lassana Mangassouba
19h – Batalha da Escadaria(Du Rap)
20h – Lucas e Orquestra dos Prazeres
DIA 23/11
Pátio do Carmo
15h – Feira de Afro-empreendedorismo (Quilombar/ Mulheres Pretas)
19h – Terça Negra Especial, com shows do Maracatu Sol Brilhante, Afoxé Povo de Ogunté e Afoxé Obá Iroco
DIA 25/11
Pátio de São Pedro
14 às 16h – Palestra com Ester Monteiro. INRC Afoxés de Pernambuco, na Casa do Carnaval
DIA 30/11
Pátio do Carmo
15h – Feira de Afro-empreendedorismo (Quilombar/ Mulheres Pretas)
19h – Terça Negra Especial, com shows do Maracatu Encanto do Dendê, Coco na Pisada do Mestre e Afoxé Filhos de Ayrá
DIAS 6 a 8/12
Teatro do Parque
Mostra Baobá Cine, de filmes africanos