Projeto da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife promove apresentação do Grupo Allegretto, às 17h
Após dois anos suspenso, está de volta o projeto que transforma templos religiosos em palco para grandes espetáculos musicais. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o projeto Música na Igreja retorna, neste Domingo de Páscoa (17), com uma apresentação especial do grupo Allegretto. Com entrada gratuita, a apresentação começa às 17h, na Igreja Madre de Deus, Bairro do Recife.
“O Música na Igreja é um projeto lindo que estávamos ansiosos para retomar. Este retorno será um marco, ainda mais em um cenário como o da Igreja Madre de Deus”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.
Criado desde 1994 pelo Professor Alberto Guerra, o Allegretto passou a ser Grupo Representativo do Conservatório Pernambucano de Música no ano de 1996. É o primeiro grupo do Recife a tocar músicas medievais, renascentistas e do início do período barroco. Para reproduzir com fidelidade a sonoridade daquela época, os músicos utilizam instrumentos específicos e roupas da época. O grupo é formado por Guilherme Calzavara – Alaúde Renascentista; Marta Gondim – Viola da Gamba; Isaías Rafael – Clarineta C; Jonas Araújo – Viola da Gamba Tenor; Leonardo Melo – Flauta doce; Diomeres Santana – Flauta doce; e Percussão. A direção musical e artística é de Alberto Guerra, que também atua na Flauta Doce, Viola da Gamba e Percussão.
A Igreja Madre de Deus, patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foi construída no século XVII e integra o projeto Recife Sagrado da Secretaria de Turismo e Lazer, que reúne algumas das principais igrejas do centro com a presença de estudantes que apresentam os locais aos visitantes.