musica-erudita,-frevo,-maracatu-e-artes-visuais-na-programacao-do-fim-de-semana

Música erudita, frevo, maracatu e artes visuais na programação do fim de semana

Nos espaços culturais e a céu aberto, Prefeitura do Recife oferece programação intensa, gratuita e diversificada de hoje (20) até domingo (23). (Foto: Edson Holanda/PCR)

O fim de semana será de muitas cores, ritmos e tradições no Recife. Na programação gratuita, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, nos espaços culturais e a céu aberto, tem música erudita, exposição de artes visuais estreando, além de frevo e um verdadeiro desfie de agremiações da cultura popular.

A programação já começa hoje (20), com concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h. Com regência do maestro Lanfranco Marcelletti Jr., a apresentação terá repertório majoritariamente brasileiro, com peças de Nilson Lopes e Heitor Villa-Lobos. O francês César Franck também será lembrado. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, na bilheteria do teatro, a partir das 19h.

Amanhã (21), frevo, choro e baião abrem alas para o fim de semana já na hora do almoço. A partir das 12h, a Hora do Frevo, programação regular oferecida pelo Paço do Frevo, recebe o Grupo Makamo, das musicistas Moema e Maíra Macedo, Gabi Carvalho e Karol Maciel. A apresentação é gratuita, no térreo do museu, que abre das 11h às 18h no sábado e domingo, enchendo de ritmo e história o fim de semana recifense.

Também nesta sexta (21), abre para visitação, na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, a exposição gratuita 50 Anos Ferreira de Arte, que reúne obras do pintor, escultor, ceramista e vitralista José Ferreira de Carvalho. Ferreira é um legítimo e profícuo representante da produção visual pernambucana das últimas décadas, tendo atravessado diversas fases e explorado um sem fim de estilos e plataformas artísticas em seu trabalho.

A exposição, que fica em cartaz até 15 de janeiro de 2023, reúne pinturas e esculturas em ferro e cerâmica, divididas em seis períodos, retratados pelas séries: Naif; Eu e os Mestres; Cerâmicas; Satye, Abstrata e Amazônia. Projeto viabilizado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Prefeitura do Recife, a mostra estará aberta ao público de quarta a domingo, das 15h às 19h.

No domingo (23), tem mais programação. O Pátio de São Pedro será todo celebração cultural, com a apresentação de quatro grupos e agremiações, a partir das 13h30: Vienna Frevo Orquestra, Cia de Dança no Ritmo do Compasso, Maracatu Cambinda Estrela e Tribo Paranaguazes. 

Além disso, os espaços culturais mantidos pela Prefeitura, a Casa do Carnaval, o Memorial Chico Science, o Memorial Luiz Gonzaga e o Museu de Arte Popular, estarão de portas abertas, das 13h às 16h, convidando a um passeio pelas tradições e pelas histórias da cultura pernambucana e de alguns de seus mais célebres representantes e defensores.

Serviço

Hoje (20)

Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife

Horário: A partir das 20h

Local: No Teatro de Santa Isabel

Ingressos distribuídos na bilheteria, a partir das 19h

Sexta-feira (21)

Hora do Frevo, com Grupo Makamo

Horário: 12h

Local: No térreo do Paço do Frevo

Acesso gratuito

Exposição 50 Anos Ferreira de Arte

Horário: Das 15h às 19h

Local: Na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu

Acesso gratuito

Domingo (23)

Apresentações da cultura popular:

Vienna Frevo Orquestra, Cia de Dança no Ritmo do Compasso, Maracatu Cambinda Estrela e Tribo Paranaguazes

Horário: A partir das 13h30

Local: No Pátio de São Pedro

Aberto ao público 

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …