De amanhã (28) até quinta (30), os mais diferentes acordes convidarão o Recife a celebrar sua produção musical em edição especial da Terça Negra, no Pátio de São Pedro, e nos concertos da Banda e da Orquestra sinfônicas do Recife. Programações são gratuitas e abertas ao público (Foto: Divulgação)
Novembro se despede convidando o Recife a celebrar a diversidade musical que fez até a Unesco reconhecer e declarar a capital pernambucana como cidade criativa da música. Depois de dez dias de muitas apresentações, públicos e aplausos reunidos pelo Festival Recife do Teatro Nacional, que acabou ontem (26), a agenda cultural da cidade segue animada nos próximos dias, agora embalada pelos acordes da Terça Negra, da Orquestra e da Banda sinfônicas do Recife, de amanhã (28) até o próximo dia 30.
As programações são todas gratuitas e abertas ao público, com realização ou apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Terça Negra
Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, o Pátio de São Pedro recebe amanhã (28) uma edição especial do evento, que celebra as tradições ancestrais de matriz africana. A Terça Negra começará às 20h, convidando o Recife a festejar os 30 anos do Manguebeat.
A programação será protagonizada por atrações que há décadas fazem da música e da cultura afro caminhos de cidadania e resistência, para não deixar um país inteiro esquecer suas raízes. Às 20h, 21h e 22h, subirão ao palco da Terça Negra as consagradas bandas Daruê Malungo, Lamento Negro e Pácua e Via Sat, importantes e antigas referências da cultura pernambucana, celebrando as sonoridades que deram origem ao manguebet e as que brotaram naquele estuário musical da década de 1990.
Mais cedo, às 15h, o MNU promoverá, também no Pátio, na sede do Núcleo da Cultura Afro Brasileira, uma roda de conversa sobre a musicalidade afro no Movimento Mangue, com participação dos mestres Meia Noite, Gilmar Bola 8, Mau com U, Pácua, Joab Malungo, Mavilson Oliveira e Maia do Lamento Negro.
Orquestra Sinfônica do Recife
Celebrando a diversidade de gênero na música erudita, a Orquestra Sinfônica do Recife fará mais duas apresentações sob a regência histórica da maestrina Rosemary Oliveira. Gratuitos e abertos ao público, os concertos serão nos próximos dias 29 e 30 de novembro, a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel.
A programação é gratuita. Para o concerto do dia 29, terá prioridade de acesso o público que não conseguiu entrar nos concertos anteriores da maestrina e deixou o nome cadastrado para as próximas datas. Os demais ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h. No dia 30, a distribuição de ingressos será normalizada e se dará em formato híbrido: pelo site https://ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br, a partir das 10h do dia 30, e na bilheteria do teatro, a partir das 19h.
O programa preparado por Rosemary, primeira mulher a reger a Sinfônica em mais de 70 anos, contará com quatro peças, celebrando desde o erudito europeu ao armorial pernambucano: “Si vuol ballare”, “Voi, Che Sapete” e “Cinque… dieci…venti…trenta”, de Mozart, além da “Missa Armorial”, de Capiba. A apresentação contará com a participação especial da soprano Gleyce Vieira e do barítono Rodrigo Lins.
O concerto do dia 30 será transmitido pela TV Conecta Recife. Pelo computador, celular ou por uma smart TV, será possível acompanhar ao vivo cada detalhe da noite musical histórica. A transmissão será feita pelo perfil da TV Conecta no YouTube (https://youtube.com/@tvconectarecife), a partir das 20h.
Banda Sinfônica do Recife
Nesta quarta-feira (29), a Banda Sinfônica do Recife apresenta um concerto cinematográfico no Teatro do Parque, a partir das 20h. Com repertório exclusivamente dedicado a trilhas célebres do cinema, a apresentação terá ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.
O programa, preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino, contemplará várias gerações de cinéfilos, indo do romance à tragédia, da ficção científica à animação glacial. Mais uma vez, o concerto contará com audiodescrição e intérprete de libras, democratizando o acesso à comoção da música executada a tantas mãos, talentos e emoções reunidas.
Para começar já disparando a adrenalina da audiência, a Banda abrirá a noite executando a trilha de Indiana Jones, escrita por John Williams. Em seguida embarcará na música tema de Titanic, assinada por James Howard, para depois alçar voo em direção às estrelas da suíte sinfônica Star Trek, de M. Giacchino e A. Courage.
Celebrando as plateias do futuro, o conjunto orquestral apresentará ainda um medley do filme Frozen, com as músicas “Frozen Heart”, “Let It Go”, “Do You to Build a Snowman?”, “For The First Time In Forever” e “Epilogue”, arranjadas por Stephen Bulla; e outro de Super Mario Bros, com arranjo de Takashi Hoshide.
O concerto terminará com as fortes emoções da trilha sonora do filme Missão Impossível, de Lalo Schifrin, com Arranjo de Jay Bocook, num eletrizante final feliz.
Você precisa fazer login para comentar.