municipio-de-olinda,-em-parceria-com-a-oab,-sanciona-lei-pioneira-que-preve-a-desburocratizacao-documental-no-ambito-administrativo

Município de Olinda, em parceria com a OAB, sanciona lei pioneira que prevê a desburocratização documental no âmbito administrativo

Ação traz benefícios como a dispensa de reconhecimento de assinaturas e autenticação cartorária

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 14/09/23 às 17:18

O Prefeito de Olinda, Professor Lupércio, sancionou, nesta quinta-feira (14), a Lei Municipal 72/2023, que integra um pacote de ações para desburocratização, favorecendo a população que recorre à assistência jurídica na cidade. O instrumento pioneiro foi capitaneado pela subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão de Direito Previdenciário. Na prática, a medida dispõe sobre a declaração de veracidade, que passa a ser executada pelos próprios advogados, em documentos anexados nos processos administrativos. A ação traz uma série de benefícios, como a otimização do tempo e a redução de custos, a exemplo da dispensa de reconhecimento de assinaturas e autenticação cartorária.

O Projeto de Lei (PL) foi aprovado, por unanimidade, no âmbito legislativo, trazendo a alteração do artigo 6º, da Lei 5578/2007. “O mecanismo já é uma ferramenta presente dentro do Código de Processo Civil, nos processos judiciários, mas é algo inovador dentro da esfera administrativa da nossa cidade. A partir de agora, o advogado pode atestar esses documentos de maneira mais prática e ágil, apenas com as cópias dos documentos e a fé pública”, explica a presidente da OAB-Olinda, Juliana Magalhães. Segundo ela, o benefício abrange o ingresso de pleitos em todos os órgãos públicos do município.

O chefe do executivo, Professor Lupércio, ao lado da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Mirella Almeida, parabenizou todos os esforços empenhados para benefício dos cidadãos olindenses. Estiveram presentes na solenidade de sanção, o diretor tesoureiro da ordem, Wilson Sena; os membros da comissão de Direito Previdenciário, Priscilla Alves e Gabriel Moreira, líder da proposta; além de integrantes do grupo de Relações Institucionais, como Pedro Guerra e Thiago Torres; entre outros defensores da cidade. A legislação passa a vigorar, de imediato, logo após sua publicação no Diário Oficial.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda









About Redação

Veja também

Jaboatão aprova lei que proíbe condenados por feminicídio de ocupar cargos públicos

Projeto do vereador Marcelo Adriano, elaborado em parceria com a OAB Jaboatão, reforça combate à …