Um incêndio atingiu, por volta das 9h desta quinta-feira (8), o apartamento 301 do Edifício Corina Toscano, localizado na avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, no bairro do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. O fogo vitimou Cidimar Oliveira Guimarães, de 57 anos, que morreu no local. Ela morava sozinha. O apartamento foi completamente incendiado.
Por volta das 12h, o Instituto Médico Legal (IML) retirou o corpo da vítima do apartamento. As duas filhas e os dois genros da vítima chegaram ao local e ficaram parte da manhã nas dependências do Conselho Tutelar – Regional Praias Paulista, que fica ao lado do edifício. Muito abalados, os familiares não quiseram dar entrevistas.
Segundo o morador Cláudio Alves, de 24 anos, que reside no mesmo andar que a vítima, o desespero foi grande entre os moradores, e logo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e a Polícia Militar foram chamados.
“Eu estava dormindo, aí a minha vizinha bateu na minha porta me chamando. Quando eu abro a porta do quarto, só vejo fumaça e, quando eu desci, vi o apartamento dela cheio de fogo, foi um desespero terrível. Todo mundo estava gritando e ninguém estava sabendo o que estava acontecendo. A gente ligou para o Corpo de Bombeiros e para a PM”, destacou o morador.
De acordo com o engenheiro da Defesa Civil do Paulista, Ermeson Suame, pela condição encontrada no apartamento, a suspeita é de que o incêndio tenha começado pela cozinha e se alastrado para o resto do local. O corpo da vítima foi encontrado na entrada do cômodo. Não há risco de desabamento ou comprometimento na estrutura dos outros apartamentos.
Danos no apartamento incendiado. Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco
“A gente verificou a estrutura do edifício, e constatei que não tem um grau de anomalia com o incêndio que prejudique a estrutura; os moradores podem permanecer. A alta temperatura no apartamento ocasionou o deslocamento da pintura, do revestimento, mas não compromete a estrutura do prédio. Vai ter que fazer uma reforma muito grande, porque queimou muito a parte interna do apartamento. Os outros imóveis foram vistoriados e não estão apresentando anomalias por conta do incêndio”, explicou o engenheiro.
A secretária-executiva de Defesa Civil do Paulista, Jordana Costa, disse que o apartamento que fica abaixo do que foi incendiado ainda está passando por análises. O laudo deverá sair entre 15 a 20 dias.
“A gente já avaliou a estrutura do apartamento ao lado, está tranquilo, está normal. O de baixo a gente ainda está fazendo análises. A parte de cima, a laje trincou um pouco. Só o que foi danificado foi a laje de cima e estamos vendo o grau desse dano. O apartamento abaixo está com teto preto e estamos analisando ainda também”, afirmou.
O conselheiro tutelar Petrônio Márcio presenciou o incêndio e acolheu a família da vítima nas dependências do Conselho Tutelar.
“Foi uma situação muito triste, muito lamentável, nós estávamos aqui na dependência do Conselho Tutelar quando sentimos o cheiro de fumaça e os gritos dos moradores aqui ao lado falando incêndio, fogo, e a gente correu e olhou a fumaça e as labaredas pela janela, fomos ali para frente e encontramos alguns moradores já no térreo do apartamento, desespero total. As duas filhas foram chamadas e, naquele momento de desespero, de comoção, a gente colocou elas aqui nas dependências do conselho tutelar, onde elas receberam as visitas de amigos, da polícia que deram todo esse amparo para elas”, destacou.
Compareceram ao local três viaturas do Corpo de Bombeiros. A equipe de combate a incêndio extinguiu as chamas, impedindo que se alastrasse para os apartamentos vizinhos e posteriormente realizou o rescaldo. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Defesa Civil do Paulista também estiveram presentes.
Leia também
• Trabalhador cai de estrutura montada para festa de igreja após levar choque em Paulista
Veja também
Monarquia Folha PetSem passaporte e dona de todos os cisnes do país: os curiosos privilégios de Elizabeth II
Corgi: saiba mais sobre a raça de cachorro amada por Elisabeth II
Você precisa fazer login para comentar.