mppe-lanca-manual-para-membros-tomarem-boas-decisoes-de-seguranca-pessoal-e-institucional

MPPE lança manual para membros tomarem boas decisões de segurança pessoal e institucional

Destaques do MPPE

Detalhes
Categoria: Notícias




Acessos: 3

21/03/2022 – A Assistência Militar e Policial Civil (AMPC) e a Assessoria Ministerial de Comunicação Social (AMCS) lançaram o Manual de Boas Práticas para Membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O propósito da publicação virtual é informar sobre as atenções e as precauções que devem ser tomadas por promotores e procuradores de Justiça, visando preservar sua integridade física, a dos outros em sua volta, das unidades e das informações do MPPE. 

A AMPC idealizou o manual tendo em vista que os membros do MPPE convivem sistematicamente com o combate ao crime organizado, à corrupção, às facções criminosas e aos delitos de naturezas diversas, o que requer apoio de uma segurança institucional sólida e abrangente. “É mais um instrumento de apoio para garantir a segurança dos membros, em seus afazeres do dia a dia”, afirmou o coordenador da AMPC, o coronel RRPM Luiz Freitas.

Assim, o manual elenca e explica procedimentos adequados a serem adotados em situações que requeiram mais prudência de procuradores e promotores de Justiça. São práticas salutares e fáceis de executar tanto no exercício da função quanto no cotidiano do membro como cidadão. Tratam-se de medidas que nortearão a tomada de decisões em situações de risco. 

O material traz cautelas a serem observadas pelos membros quando estão em audiências, eventos institucionais, em operações e diligências externas, vistorias em unidades prisionais, entre outras atividades profissionais. Também não foram esquecidos os momentos em que o membro se encontra na rua, para estar atento ao perigo de sequestro, roubo de veículo e perseguição. Ainda há cuidados a serem tomados mesmo quando o membro se encontra em sua residência, ao receber ameaças por telefone ou internet, como preservar a segurança de dados e documentos importantes do MPPE, entre outros.  

“O lançamento e a edição do Manual de Boas Práticas para Membros do MPPE é mais um passo e uma medida de orientação para membros e servidores, que vai desde implementação de materiais até edição de normas, dicas e orientações em geral, para que possam trabalhar com mais segurança e tranquilidade. Tudo isso alinhado ao fato que os mesmos podem sempre contar com a presença – quando necessária – das Assessorias Militar e Policial Civil do MPPE”, avaliou o secretário-geral do MPPE, Maviael de Souza.  

A AMPC ressalta que se mantém em alerta durante 24 horas por dia, a fim de prestar assistência a todos os componentes do MPPE em casos de necessidade e que já está em preparação um manual dirigido a servidores e outros integrantes do MPPE. 

Para acessar o Manual de Boas Práticas no Âmbito da Segurança Institucional clique aqui

Imagem acessível: ilustração com homem e mulher vestindo roupas formais e em pé sobre tabuleiro que lembra jogos eletrônicos

Destaques Notícias



Veja todas as Notícias

About Redação

Veja também

Prefeito Mano contabiliza 449,3 Milhões em investimentos em Prevenção e Resposta a Desastres Naturais

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Uma das maiores cidades de Pernambuco, tem se …