mppe-cobra-apresentacao-de-cronograma-para-volta-as-aulas-presenciais-em-casinhas

MPPE cobra apresentação de cronograma para volta às aulas presenciais em Casinhas

29/04/2022 – Com o objetivo de sensibilizar os órgãos de segurança pública para a questão da violência de gênero dentro das suas instituições, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Escola Superior (ESMP/PE) e da Ouvidoria, promove no próximo dia 12 de maio, das 14h às 16h30, o seminário Mulheres em Segurança. O evento será realizado no Auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto, localizado na Rua do Hospício, 875, no bairro da Boa Vista, no Recife.

São ofertadas 150 vagas para serem preenchidas por integrantes do Ministério Público, da Rede Ouvir e representantes das Ouvidorias de outras Instituições públicas. Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de maio, ou até o preenchimento das vagas disponíveis, por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no link: https://bit.ly/36nUkfq. Serão emitidos certificados de 2,5h/a para os participantes com 100% de frequência.

Segundo a ouvidora-geral do MPPE e presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), Selma Magda Barreto, existe hoje uma problemática dentro das forças de segurança, em que as mulheres são submetidas, muitas vezes, a algumas situações de violência psíquica, moral e emocional. “Muitas delas precisam até mesmo se ausentar desses locais de trabalho por conta da situação de abalo emocional”, comentou a promotora.


“Nós queremos levantar esse debate, envolvendo todos os ouvidores, toda sociedade civil e órgãos que pertencem a essa rede de proteção, para tentarmos levar para dentro das forças de segurança a consciência de que a mulher tem muito a oferecer. Precisamos combater essa forma de machismo institucional, que é cultural, de que o homem teria mais força e habilidade, porque sabemos que a segurança não é assegurada pela força, e sim pelas estratégias preventivas e repressivas do crime, principalmente dentro do estado democrático de direito”, reforçou Selma Magda.


“A perspectiva que está se discutindo nesse seminário, em especial com a ótica das ouvidorias, é justamente uma análise em cima da visualização da segurança humana em um aspecto mais específico. Não encarar a segurança como um aspecto geral neutro, mas com suas especificidades. E a segurança reflexa na perspectiva de gênero, no quesito da violência contra a mulher, tem que ser enxergada numa ótica muito mais profunda, de afirmações biopsicossociais, descaracterizando velhos conceitos tradicionais do que vem a ser a segurança de maneira geral”, destacou o procurador de Justiça e diretor da ESMP, Silvio Tavares.


O painel Mulher em Segurança: assédio não! será apresentado pela promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), Karla Padilha, e pela professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Elaine Pimentel, com mediação do procurador de Justiça e Ouvidor do Ministério Público do Estado de Alagoas, Lean Araújo, tendo como debatedor o promotor de Justiça e Coordenador do CAO Defesa Social, Rinaldo Jorge.


A iniciativa conta com apoio da Rede Ouvir e do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público.

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …