morro-da-conceicao-se-transforma-em-um-circuito-de-arte-urbana-com-18-paineis-a-ceu-aberto

Morro da Conceição se transforma em um circuito de arte urbana com 18 painéis a céu aberto

Em um ano, já foram realizados 86 painéis e oficinas na cidade por meio do programa Colorindo o Recife, com investimento total de R$ 656 mil. (Foto: Uenni/PCR)

As ruas e escadarias do Morro da Conceição, bairro localizado na Zona Norte, ganharam novas cores através do Colorindo o Recife. O programa, promovido pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, transformou os muros das casas em verdadeiras telas a céu aberto. Agora, o bairro abriga uma galeria de arte urbana com 18 painéis que variam entre 30 a 50 m², assinados por artistas locais.

Os moradores e visitantes que sobem até a Praça do Morro da Conceição, passando pela Rua Itacoatiara, já conseguem notar a diferença que a arte urbana trouxe ao bairro. Quatro painéis já podem ser apreciados ao longo desse trajeto. Porém, é nas escadarias das ruas Itacolomis, Edson e São Gonçalo do Amarante, juntamente com a Ladeira Apique – principal ligação entre a Praça do Largo Dom Luiz e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição – que se concentra a maior quantidade de painéis, totalizando treze obras. 

Cada painel de arte urbana do Morro da Conceição foi inspirado na história, cultura e nas pessoas que moram no bairro. Elementos como a pintura da Santa que dá nome ao bairro e retratos de moradores, como o pescador aposentado Seu João, e a poesia da moradora Quelis, foram incorporados nos painéis, destacando a conexão entre a arte urbana e a comunidade local. As obras foram assinados pelos artistas: Etnia, Marte Odara, Salamandra, Micaela, Naara, Rafa Mattos, Priscila Lins, Lai Alves, Resistência da Cor, Emanuel de Morais, Luiz Amorim, Vigalli, Saibot, Larvaone, Chian Ilustra, Verti, Miss e Izna.

“Este mês marca o primeiro ano de execução do novo edital construído junto com os artistas através de reuniões abertas e consultas públicas. Até o momento, já foram realizados 86 pagamentos de cachês para os artistas que se inscreveram e foram habilitados nas categorias painéis e oficinas, com investimento total de R$ 656 mil”, conta a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.

Além das pinturas, as escadarias também foram alvo de melhorias. Os degraus passaram por um processo de requalificação, canaletas foram instaladas e corrimãos foram adicionados, com o objetivo de melhorar o conforto e a segurança dos usuários. O programa Colorindo o Recife busca promover melhorias nos espaços urbanos, visando torná-los mais atraentes e incentivando a apreciação da arte. As escadarias, além de proporcionar um acesso mais seguro, passaram a ser um cenário cultural, enriquecendo a experiência dos transeuntes e valorizando a identidade local. 

COLORINDO O RECIFE A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, realiza o programa Colorindo o Recife, com intuito de promover a requalificação dos espaços urbanos da cidade através do graffiti e valorizar os artistas locais que já vem utilizando a arte como instrumento de transformação social. O objetivo é tornar o Recife a maior galeria de arte urbana a céu do mundo com o protagonismo dos artistas, principalmente na construção, no aprimoramento e nas decisões da política pública de arte urbana da cidade de forma coletiva.

About Redação

Veja também

Vereadora Rebecca Regnier cobra de prefeitos e da governadora solução para engorda das praias. “Não é um problema partidário , é um problema de Pernambuco”

A vereadora de Jaboatão dos Guararapes, Rebecca Regnier (PSD), utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira …