O ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, destacou durante a XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas a importância do evento para os países membros e enfatizou que o encontro é uma ferramenta valiosa para troca de conhecimento e experiência nas áreas de segurança e defesa. Durante a sua fala, na abertura do fórum, Paulo Sergio afirmou também que o Brasil respeita os princípios da Carta Democrática Interamericana, criada pela OEA.
O Brasil é o anfitrião da XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas desse biênio 2021/2022, que reúne 34 países das Américas. O evento acontece até o dia 29, sexta-feira, e vai tratar de assuntos como ciberdefesa e ciberespaço; mulher, paz, segurança e assuntos ligados às Forças Armadas, operações de fronteira e fluxos migratórios.
Ao final do fórum, será assinada a Declaração de Brasília pelos Ministros da Defesa dos Estados membros da CMDA onde vão constar os temas que serão estudados nos próximos Grupos de Trabalho, as conclusões dos debates desse biênio e o compromisso dos Estados Membros para as outras conferências. Neste documento, as nações se comprometem a cumprir ações, como a participação em ações humanitárias da ONU, a preservação do meio ambiente, incluindo a fauna nativa de cada país, defesa das mulheres e manutenção das medidas preventivas em relação à covid-19.
O fórum foi criado em 1995 e é integrado e dirigido pelos Ministérios de Defesa ou Segurança dos Países das Américas.
Fonte: Agência Brasil
Você precisa fazer login para comentar.