Foto: Divulgação/Ascom PMP
Além do investimento em melhoria nas Unidades Básicas de Saúde e ampliação na oferta de serviços em sua rede de saúde no município, a Prefeitura de Petrolina, através do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), tem oferecido uma assistência em saúde humanizada e uma melhor qualidade de vida aos pacientes que se encontram em tratamento médico em domicilio e que necessitem de acompanhamento profissional especializado, visando também abreviar ou evitar hospitalizações.
Em Petrolina o serviço conta com três equipes compostas por: médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista. Após uma triagem feita pela equipe, que pode ser feita em domicilio ou na própria rede hospitalar, os pacientes que se enquadram nos critérios estabelecidos passam a ser acompanhados pela equipe de forma semanal ou quinzenal. As visitas estão sendo realizadas pelos profissionais específicos que cada paciente necessita e que integram o serviço. Caso seja necessário, os pacientes são encaminhados para outros profissionais da rede.
Segundo a diretora do SAD, Sandrevania Azevedo, o município acompanha 237 pacientes e as solicitações para visitas podem ser realizadas na própria Secretaria de Saúde, através de familiares, e pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). “No caso das UBS, para dar celeridade ao processo, após o preenchimento das fichas disponíveis elas podem ser enviadas por e- mail ou aplicativo de mensagem já disponível na Rede. O pedido também pode ser feito através das equipes das redes hospitalares, sejam elas públicas ou privadas. Após a solicitação, a previsão para realização da visita é de até 48h para avaliar se o paciente possui ou não critérios para ser admitido no serviço”, destaca Sandrevania Azevedo.
Essas informações são da Ascom – Prefeitura Petrolina