maioria-do-stf-vota-por-manter-resolucao-do-tse-sobre-fake-news

Maioria do STF vota por manter resolução do TSE sobre fake news

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter os poderes do Tribunal Superior Eleitoral para combater fake news nas eleições.

Até o início da tarde desta terça-feira (25), seis ministros acompanharam o voto do relator, Edson Fachin, contra a ação da Procuradoria-Geral da República para suspender a resolução do TSE.

A resolução questionada pela PGR determina que, depois de uma decisão colegiada do TSE para retirada de conteúdo, a Presidência do Tribunal pode estender a deliberação a materiais idênticos republicados.

A medida também proíbe a divulgação ou compartilhamento de fatos falsos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral. Nesses casos, o TSE pode mandar as plataformas retirarem de forma imediata as publicações, sob risco de multa de R$ 100 mil a R$ 150 mil por hora de descumprimento.

Para o PGR Augusto Aras, o TSE atuou fora de suas atribuições, porque essas regras criam vedação e sanções não previstas em lei. Ele alega também violação à liberdade de manifestação do pensamento.

A sessão virtual extraordinária do Plenário para avaliar a liminar de Fachin convocada pela presidente do STF, ministra Rosa Weber. começou a 0h desta terça-feira (25) e vai até o fim do dia.

Fonte: Agência Brasil

About Redação

Veja também

Após quase 30 anos, Junina Rojão recoloca Jaboatão na final estadual de quadrilhas de Pernambuco

Após três décadas grupo recoloca Jaboatão dos Guararapes entre as finalistas do campeonato estadual. A Quadrilha Junina …