O presidente Lula (PT) participa, nesta quarta-feira (5), do encerramento da 17ª Conferência Nacional da Saúde (CNS). O evento acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, e a participação do presidente está prevista para as 11h30.
Neste ano, o tema da conferência é “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”. Historicamente, é a primeira vez que um presidente da República participa do evento.
Lula deve usar a cerimônia para exaltar o Sistema Único de Saúde (SUS) e o restabelecimento do pacto federativo com ações entre União, estados e municípios. Especula-se que ele também possa falar sobre o Piso da Enfermagem.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da abertura do evento, no último domingo (2), e também estará presente nesta quinta, ao lado de Lula.
“Somos diversos, mas estamos unidos na luta pelo SUS, na luta pela democracia. Essa força coletiva de defesa da democracia que une o nosso Conselho Nacional de Saúde, que resistiu durante os anos mais difíceis da nossa história recente”, disse a ministra no primeiro dia do encontro.
O superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, está em Brasília participando do evento.
“Para nós demonstra não só o reconhecimento desse momento estratégico de defesa do SUS, da vida e da democracia, mas acima de tudo uma reafirmação do compromisso que ele [Lula] tem com essa área”, disse Rosano.
Antes da Conferência, Lula terá reunião com a ministra Nísia, no Palácio da Alvorada.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação