Antes do ato em que o PSB formalizou, nesta sexta-feira (08), o nome do ex-governador Geraldo Alckmin como vice do ex-presidente Lula, o governador Paulo Câmara e o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral, foram à mesa, como a coluna antecipara, no Hotel Grand Mercure, com o líder-mor do PT e a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann.
A pauta passou pela conjuntura de Pernambuco, incluindo a formação da chapa majoritária, rendeu uma reunião pré-agendada para o domingo (10), no Estado, entre o chefe do Executivo estadual e o PT pernambucano e ainda resultou na confirmação de outra agenda: Lula definiu que marcará presença na abertura do Congresso Nacional do PSB no próximo dia 28, em Brasília.
Trata-se do Congresso Constituinte da Autorreforma do partido, quando haverá apresentação e votação do documento da autorreforma e também eleição da direção nacional com previsão de manutenção de Carlos Siqueira à frente da presidência da sigla.
Siqueira também participou da reunião reservada com Lula e Gleisi, assim como o prefeito do Recife, João Campos.
O Congresso Nacional do PSB ocorre antes do lançamento da candidatura do próprio Lula, prevista para o próximo dia 30.
Nesta sexta-feira (08), além da conversa reservada com Lula, os pernambucanos também participaram de almoço ao lado do líder-mor do PT após o ato em que formalizaram Alckmin na vice.
Paulo Câmara, Danilo Cabral, João Campos, Carlos Siqueira e o secretário da Casa Civil, José Neto, almoçaram com o líder-mor do PT junto com as direções das duas siglas. Houve tempo para trocarem ideias sobre as pautas nacional e pernambucana.
Em relação ao Estado, restou pré-agendada uma reunião do governador com representantes do PT pernambucano para este domingo (10). Há, na sequência, uma reunião da Executiva estadual do PT, marcada para a próxima segunda-feira (11), como a coluna cantara a pedra, sobre a vaga do Senado.
Paulo à mesa com o PT-PE
Das conversas realizadas, nesta sexta-feira (08), entre Lula e as lideranças pernambucanas, uma das coisas que ficou acertada foi uma reunião do governador Paulo Câmara com o PT pernambucano e o objetivo é afunilar o entendimento em torno da vaga do Senado, ainda em aberta na chapa da Frente Popular. O PSB trabalha, agora, com as seguintes hipóteses: a deputada estadual Teresa Leitão, ser a indicação for do PT, ou o deputado André de Paula, se a vaga couber ao PSD, ou a centro.
Dono da lancha – Há uma tendência, hoje, de que Carlos Veras e Teresa Leitão cheguem a um entendimento em torno do nome dela. O PT não abre mão do espaço na chapa majoritária, mas, no PSB, não se descarta ainda a variável André de Paula. Petistas brincam que quem vai decidir é o “dono da lancha.
Paralelo – Nacionalmente, coube ao PSB receber Geraldo Alckmin no partido como forma de atrair o eleitorado mais ao centro, que poderia resistir ao PT. O movimento nacional carrega, naturalmente, a benção de Lula, o que leva uma ala do PSB pernambucano a entender que costura semelhante, no sentido de “ampliar a chapa”, contemplando o PSD, poderia ser reproduzida em Pernambuco.
Lá e lô – Reproduzir esse movimento nacional com Alckmin, dizem socialistas, significaria atrair o PSD, de André de Paula, para chapa majoritária, como forma de estender o alcance da mesma. Isso contaria com a simpatia de Lula, caso venha a se consolidar. Se nacionalmente, o PSB cumpre esse papel com Alckmin, seria, avaliam fontes envolvidas nas costuras, natural que a lógica valesse em Pernambuco
Chico feliz – A nova foto tirada por Danilo Cabral com o ex-presidente Lula, em São Paulo, ontem, reproduz o gesto feito por ele em foto recente com Marília Arraes. Nas redes, já circula comparativo com as duas versões, mas a dela mostra Lula de cara séria e a de Danilo traz Lula sorrindo. Ao lado da colagem das duas imagens, aparece o meme de Chico Buarque, contendo chico feliz (para foto de Danilo) e Chico sério (para foto de Marília).
Veja também
Crise Internacional CASA CONECTADARússia adverte para represálias depois de YouTube bloquear canal do Parlamento
Xiaomi lança Air Fryer inteligente e outros produtos para casa conectada; veja destaques
Fonte: Folha PE
Autor: Renata Bezerra de Melo