O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi eleito presidente do Brasil no segundo turno das Eleições 2022, disputado neste domingo. Lula superou o adversário com quase 51% dos votos válidos contra pouco mais de 49% de Jair Bolsonaro, do PL.
Em uma disputa acirrada, o petista assumiu a liderança em definitivo com 67% das urnas apuradas. O resultado só foi confirmado quando mais de 98% dos votos já haviam sido apurados em todo o país. A diferença de votos entre Lula e Bolsonaro foi de pouco mais de 2 milhões de votos válidos.
Após a proclamação do resultado, Lula fez um pronunciamento afirmando que vai governar em benefício de todos os brasileiros.
O petista destacou os principais compromissos econômicos que fez ao longo da campanha — como a valorização do salário mínimo, a renegociação de dívidas dos brasileiros, e o investimento público em pequenas e micro empresas do país. Lula também ressaltou que está comprometido com avanços nas pautas sociais.
Com o resultado, Luiz Inácio Lula da Silva se habilita a um terceiro mandato como presidente da República do Brasil, que começa em janeiro do ano que vem. Ele já governou o país por dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2010.
O candidato Jair Bolsonaro preferiu não se manifestar publicamente após a proclamação do resultado das eleições presidenciais. Com a derrota no pleito, ele permanece na presidência da República até o dia 31 de dezembro.
Fonte: Agência Brasil