Com o título de um dos mais poluídos do Brasil, o rio, qua antes tinha vida, se tornou um verdadeiro esgoto que passa pelo meio da cidade.
Esgoto no Rio Ipojuca, em Caruaru — Foto: Alexandre Henrique/Arquivo Pessoal
De acordo com as leis municipal e estadual, esta quarta-feira (9) é uma data dedicada ao debate dos problemas do Rio Ipojuca, que passa por Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Com o título de um dos mais poluídos do Brasil, o rio, qua antes tinha vida, se tornou um verdadeiro esgoto que passa pelo meio da cidade.
Com cerca de 320 km de extensão, o rio passa por 25 cidades e, há muitos anos, vem sendo poluído diariamente. Lixo, baronesas, esgoto e até mau cheiro são os elementos mais característicos quanto se trata do Rio Ipojuca. No entanto, nem sempre foi assim.
“Era um rio com água limpa. Tinha uma barragem que fornecia água para Caruaru, de 1865 a 1915. Depois, o paredão rompeu e depois começaram a colocar esgoto. Infelizmente, hoje está desse jeito que todos estão vendo”, lamentou o biólogo Alexandre Nunes.
Para resgatar o rio seria necessário um esforço coletivo entre o poder público e a população. Enquanto este cenário não muda, cada pessoa e também as indústrias podem contribuir para ajudar o Ipojuca.
Veja a reportagem completa:
Dia Municipal do Rio Ipojuca é instituido no dia 9 de maio
Vídeos de Caruaru e Região
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!