O Barcelona venceu por 1×0 em sua visita ao Athletic Bilbao, resistindo assim à pressão do Real Madrid e manteve a vantagem de nove pontos na tabela, pela 25ª rodada da LaLiga antes do clássico contra seu eterno rival no próximo domingo. O Real Madrid venceu o Espanyol por 3×1 em casa no sábado e havia diminuído a distância para seis pontos, mas o Barça restabeleceu a vantagem anterior com esta vitória em San Mamés.
O brasileiro Raphinha marcou o gol da vitória do Barça no primeiro tempo (45 1), com um chute cruzado na área, após receber um passe de Sergio Busquets. A jogada foi verificada no VAR que constatou que não houve impedimento. O VAR também foi protagonista no final da partida, quando Iñaki Williams marcou aos 88 minutos, mas o gol foi posteriormente anulado depois que as imagens ajudaram o árbitro a ver um toque de mão na bola de Iker Muniain em lance anterior à jogada.
Até o gol de Raphinha, o primeiro tempo havia sido marcado por chances dos dois times. Ferran Torres teve a primeira oportunidade clara de gol já aos dois minutos, com um chute de primeira para fora. O Athletic quase abriu o placar com um disparo de Iñaki Williams (32) que também foi para fora e depois com uma cabeçada de Raúl García (33), que acertou o travessão.
Na segunda etapa, o Athletic também criou chances, como a bola na trave de Álex Berenguer aos 71 minutos e o chute de Iker Muniain defendido por Marc-André Ter Stegen. O gol anulado aos 88 minutos após revisão do VAR e uma ótima chance dupla nos acréscimos, com chutes à queima-roupa de Yuri Berchiche e Oier Zárraga que Ter Stegen e Marcos Alonso defenderam frustraram os ‘Leones’.
Apesar do enorme sofrimento no final, o Barcelona conseguiu manter a confortável vantagem de nove pontos sobre o Real Madrid, a uma semana do ‘El Clásico’, no próximo domingo, no Camp Nou. Esse jogo será disputado em meio à tempestade do suposto escândalo de corrupção arbitral envolvendo o Barcelona e diante do qual o Real Madrid anunciou neste domingo, após uma reunião de sua diretoria, que vai se apresentar como parte prejudicada na investigação judicial.
Mais cedo o Sevilla conseguiu uma importante vitória em sua luta pela permanência ao vencer de virada por 2×1 um adversário direto, o Almería, que se manteve na zona de rebaixamento.
O argentino Lucas Ocampos, de pênalti nos acréscimos do primeiro tempo (45 2), e Erik Lamela, de cabeça após um cruzamento de Bryan Gil (73′), marcaram os gols do Sevilla. O Almería havia aberto o placar no início da partida por meio de Sergio Akieme logo aos 2 minutos.
Com 28 pontos, o Sevilla dá um salto significativo na classificação, passando do décimo oitavo para o décimo terceiro lugar, agora com dois pontos acima da zona de rebaixamento.
O Sevilla havia começado a rodada fora da zona da degola (17º), mas entrou nela caindo para a 18ª colocação após o Valencia (atual 17º) vencer o Osasuna por 1×0 no sábado. Na LaLiga, o Sevilla não vencia havia um mês tendo perdido os dois últimos jogos, sofrendo um revés particularmente doloroso no último fim de semana, quando foi goleado por 6 a 1 na visita ao Atlético de Madrid.
Esta semana foi um respiro para a equipe comandada pelo técnico argentino Jorge Sampaoli, que venceu na quinta-feira o turco Fenerbahçe por 2 a 0, encaminhando sua classificação nas oitavas de final da Liga Europa, e que neste domingo confirmou a melhora com esta vitória sobre o Almería, que é agora penúltimo, a um ponto da zona de permanência na primeira divisão.
“Acabamos jogando com o coração. A equipe vem se desgastando muito devido aos desfalques e isso tem um preço. O time acabou jogando cansado e ganhando um jogo muito importante porque jogou com o coração”, declarou Sampaoli após a partida.
No primeiro jogo deste sábado, a Real Sociedad (4ª) empatou (1-1) fora de casa com o Mallorca (10º). A Real Sociedad manteve uma vantagem de três pontos sobre o seu rival mais próximo, o Betis (5º), que também empatou 1-1 na visita ao Villarreal (6º).
Veja também
Futebol FutebolDado elogia Anilson e diz que Náutico está aprendendo a entender estilo de jogo de Jael
Ganho de repertório e bola parada: avaliações de Dado após vitória do Náutico diante do Salgueiro
Fonte: Folha PE
Você precisa fazer login para comentar.