Lei Aldir Blanc: Seculte Vitória divulga edital que contempla espaços culturais e artísticos

lei-aldir-blanc:-seculte-vitoria-divulga-edital-que-contempla-espacos-culturais-e-artisticos

Lei Aldir Blanc: Seculte Vitória divulga edital que contempla espaços culturais e artísticos

Lei Aldir Blanc: Seculte Vitória divulga edital que contempla espaços culturais e artísticos

Publicado em: quinta-feira, outubro 28th, 2021

A Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa da Prefeitura da Vitória de Santo Antão divulgou, nesta quinta-feira (28/10), o 1º edital da Lei Aldir Blanc (LAB) do município, voltado para os espaços culturais e artísticos. A expectativa é de que sejam contempladas entre 25 a 30 entidades com subsídios mensais que vão de R$ 9 mil a R$ 30 mil, divididos em três parcelas.

Os valores serão distribuídos a partir do estudo individual de cada espaço cultural cadastrado, observando a sua realidade no dia a dia do município, partindo de uma análise de mérito, mas considerando prioritariamente critérios como tempo da atuação do espaço cultural, despesas, situação de funcionamento do espaço, ação sociocultural desenvolvida, porte e finalidade econômica e demais aspectos logísticos e estruturais.

As inscrições dos espaços serão realizadas no período de 28 de outubro a 12 de novembro, devendo todos os formulários (que estão no final da matéria), serem preenchidos corretamente. Podem concorrer, pessoas físicas e jurídicas, com atuação mínima de dois anos em setores como: teatros independentes, escolas de música, capoeira, artes e estúdios; cineclubes, circos, feiras de arte e artesanato; galerias de fotografia, museus comunitários, entre outras categorias catalogadas em parágrafo único do documento.

A Aldir Blanc é um auxílio artístico destinado a fomentar atuantes no setor artístico que sofreram impactos econômicos devido à pandemia da Covid-19. O segundo edital, que abrange clubes carnavalescos, cantores, músicos, teatro, dança, audiovisual, entre outros, deve ser lançado até o dia 10 de novembro. “Esse é um avanço muito importante para a classe artística e cultural da cidade, onde damos início à utilização dos recursos da LAB, que ficaram indisponíveis no ano passado, só que agora está chegando aos destinatários de forma justa”, frisou Cleiton Santiago, coordenador da lei em Vitória.

Para Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa, o edital chegará em um momento oportuno para os artistas. “Passamos mais de um ano sem atividades artísticas por causa da pandemia. Nada melhor que termos uma retomada com o fomento de grandes projetos que só vão enriquecer a nossa cidade. É um recurso federal que deveria ser liberado há muito tempo, mas só foi possível pelo emprenho do prefeito Paulo Roberto e de toda equipe que vem trabalhando por essa realização”, destacou Demétrius.

Confira o edital:

Anexos: