Lei Aldir Blanc: Seculte prorroga inscrições em edital de espaços culturais e artísticos
Lei Aldir Blanc: Seculte prorroga inscrições em edital de espaços culturais e artísticos
Publicado em: quinta-feira, novembro 11th, 2021
A Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte) prorrogou as inscrições do Edital da Lei Aldir Blanc, voltado a espaços culturais e artísticos, até 19 de novembro. Os cadastros devem ser realizados presencialmente de segunda à sexta, das 8h às 13h, na sede da Seculte.
A documentação deve ser entregue em envelope lacrado, com identificação do proponente e o Número do Agente Cultural (NAC). A expectativa é de que sejam contempladas entre 25 a 30 entidades com subsídios mensais que vão de R$ 9 mil a R$ 30 mil, divididos em três parcelas.
Os valores serão distribuídos a partir do estudo individual de cada espaço cultural cadastrado, observando a sua realidade no dia a dia do município, partindo de uma análise de mérito, mas considerando prioritariamente critérios como tempo da atuação do espaço cultural, despesas, situação de funcionamento do espaço, ação sociocultural desenvolvida, porte e finalidade econômica e demais aspectos logísticos e estruturais. Podem concorrer, pessoas físicas e jurídicas, com atuação mínima de dois anos em setores como: teatros independentes, escolas de música, capoeira, artes e estúdios; cineclubes, circos, feiras de arte e artesanato; galerias de fotografia, museus comunitários, entre outras categorias catalogadas em parágrafo único do documento.
A Aldir Blanc é um auxílio artístico destinado a fomentar atuantes no setor artístico que sofreram impactos econômicos devido à pandemia da Covid-19. O segundo edital, que abrange clubes carnavalescos, cantores, músicos, teatro, dança, audiovisual, entre outros, deve ser lançado até o dia 10 de novembro. “Esse é um avanço muito importante para a classe artística e cultural da cidade, onde damos início à utilização dos recursos da LAB, que ficaram indisponíveis no ano passado, só que agora está chegando aos destinatários de forma justa”, frisou Cleiton Santiago, coordenador da lei em Vitória.
Adiamento da publicação – Em virtude da prorrogação das inscrições, a publicação do Edital Multicultural das Tabocas até o dia 19 de novembro. O edital já foi apresentado ao Conselho Municipal de Cultura e a Comissão de Cultura da Câmara de Vereadores e estes tiveram um prazo para apresentar um parecer técnico. Agora, o edital segue para análise técnica e jurídica.