João Bento tem 21 anos e busca forças na filha, que tem 9 meses.
João Bento vende água nos semáforos de Caruaru — Foto: TV Asa Branca/Reprodução
Os passos se encaixam com um caminho sonhado e podem manter o rumo. E é assim, com foco, para escrever novas linhas nessa trajetória. E o pensamento? É melhorar de vida. Quem se esforça é João Bento Alves Neto, de 21 anos, que é estudante de radiologia e vende água em semáforos de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
Ele comemora, pois finalmente começou o curso técnico de radiologia. Esta é uma porta que se abre para muitas outras possibilidades. “Essa é uma oportunidade maravilhosa, pois eu quero chegar ao meu máximo, quero estar ao lado dos médicos e ajudar os pacientes”, disse João.
Mas, para que pudesse ingressar no curso, foi preciso ir até os sinais de trânsito de Caruaru. Entre a luz verde, a amarela e a vermelha, na correria da cidade, João Bento corria para aproveitar o tempo. “É sempre 55 segundos que eu gasto aqui. Eu nunca vou oferecer a água, eu espero o cliente chamar, porque é educação da minha parte”, destacou.
João Bento durante as aulas do curso de radiologia — Foto: TV Asa Branca/Reprodução
As aulas do curso de radiologia são aos sábados. Durante a semana, essa é a luta: vende água mineral com acompanhamento, pode ser paçoca ou mariola. João Bento já trabalhou em lava-jato, já foi embalador e caixa de supermercado. Mas, demitido na pandemia, se viu sem alternativas. E precisava de dinheiro para o sustento e para fazer o curso de radiologia. A mensalidade é R$ 300.
Com o passar do tempo, trabalhando na humildade e sempre com otimismo, João Bento aprendeu a como interagir melhor com os motoristas e isso resultou em melhora nas vendas. Tanto, que no começo, vendia menos de 20 águas minerais por dia. Agora passa fácil da marca das 50. Tem dia que vende até 100 delas. Em meio a tudo isso, ele teve que enfrentar o preconceito pela escolha que fez.
“Já sofri preconceito grande. Por pouco, eu quase desistia. Faltou muito pouco para eu desistir. Desde então, eu tenho lutado para vencer o preconceito”, destacou o jovem.
Vencer é com João Bento, que vai passar 3 anos no curso técnico de radiologia. Sabe de onde mais vem força? De uma pessoinha especial de 9 meses: “depois que eu me tornei pai, meu maior objetivo é dar uma vida melhor para ela. Eu perdi meu pai já faz dois anos e Deus me deu a oportunidade de ser pai”.
Confira a reportagem completa:
Me conte sua história: Conheça a história de superação de João Bento
Vídeos de Caruaru e Região
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Você precisa fazer login para comentar.