jornada-municipal-de-direitos-humanos-promove-lancamento-do-livro-“heroinas-desta-historia”-no-recife

Jornada Municipal de Direitos Humanos promove lançamento do livro “Heroínas desta história” no Recife

No encerramento da 8ª Jornada de Direitos Humanos do Recife, o lançamento contará com a presença de uma das organizadoras da obra “Heroínas desta história”, a jornalista Tatiana Merlino. O livro traz a história de 15 mulheres que resistiram ao regime da ditadura militar.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, encerra, nesta sexta-feira (10), a 8ª Jornada Municipal de Direitos Humanos. Uma das atividades deste dia acontece a partir das 16h, no Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, onde acontecerá o lançamento, no Recife, do livro “Heroínas desta história – Mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura”. O evento contará com a presença de uma das organizadoras da publicação, a jornalista Tatiana Merlino, além de Silvia Bessa e Fabiana Moraes, jornalistas pernambucanas que são co-autoras da obra. O livro estará disponível para venda pelo valor promocional de R$ 55. 

A obra “Mulheres desta história”,  do Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Autêntica Editora, traz histórias e perfis de 15 mulheres que estiveram na linha de frente da resistência ao regime e da luta pela democracia durante a ditadura militar no Brasil. São as mães, esposas, filhas, irmãs e amigas de pessoas mortas por agentes da repressão. A história de cada uma delas é narrada por uma mulher diferente. Dentre as personagens, estão duas pernambucanas: Elzita Santa Cruz e Maria José de Araújo, mães de desaparecidos políticos – dona Elzita, de Fernando Santa Cruz, desaparecido no Rio de Janeiro em 1974; e dona Maria José, de Luís Almeida de Araújo, desaparecido em 1971, em São Paulo. Tais histórias são narradas por duas jornalistas pernambucanas: Silvia Bessa e Fabiana Moraes.

De acordo com Marcelo Santa Cruz, gerente de Articulação em Direitos Humanos, Memória e Verdade da Secretaria de Direitos Humanos do Recife, o livro traz revelações documentais. “O livro resgata memórias macabras da ditadura, mas muito importantes, porque dá visibilidade às histórias das mulheres que lutaram e lutam por justiça”, afirma. 

O encerramento da 8ª Jornada de Direitos Humanos do Recife contará com diversas outras atividades. Também na sexta-feira (10), haverá o lançamento de uma exposição permanente no Parque 13 de Maio. Com o tema “Do Direito a Ter Direitos”, a exposição traz 30 painéis espalhados pelo parque, apresentando os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que expõem o ideal de sociedade e afirmam que os direitos humanos são inerentes a todos os seres humanos, independentemente da sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. 

JORNADA – A 8ª edição da Jornada de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife teve início no dia 20 de novembro e segue com atividades até o dia 10 de dezembro, dia do aniversário de  73 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.O principal objetivo da iniciativa é reunir e levar para todos os pontos da cidade diversos tipos de ações com temáticas relacionadas à igualdade racial, aos direitos da  criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, das pessoas com deficiência, da população LGBTI , entre outros segmentos da sociedade. Realizada desde 2013, com exceção do ano de 2020 devido à pandemia, a Jornada de Direitos Humanos visa promover uma consciência cidadã, o respeito e o compromisso com a efetivação dos direitos humanos. 

SERVIÇO:

O que: Lançamento de “Heroínas desta História” (Instituto Vladimir Herzog e Autêntica Editora) marca encerramento da 8ª Jornada de Direitos Humanos do Recife

Quando: Sexta, dia 10/12/21, às 16h 

Onde: Monumento Tortura Nunca Mais, Praça Padre Henrique, Rua da Aurora 

Valor promocional do livro: R$ 55

Confira a programação dos últimos dias da 8ª Jornada de Direitos Humanos do Recife:

Data

Horário

Ação

Local

07/12

(terça-feira)

9h

Balcão de Serviços para Pessoas com Deficiência

(RG, Livre Acesso, PEConduz,

Empregabilidade e Cartão de Gratuidade Intermunicipal)

Primeira Igreja Batista do Recife, Avenida Conde da Boa Vista, 163, Boa Vista

07/12

(terça-feira)

9h

Oficina

Direitos da Pessoa Idosa

Compaz Escritor Ariano Suassuna, Cordeiro

07/12

(terça-feira)

9h

1° Encontro para Agentes de Mediação Comunitária de Conflitos: A pandemia e o espaço de cuidado e autocuidado comunitário

Museu do Forte do Brum, Bairro do Recife

07/12

(terça-feira)

9h

Palestra

Criança e Adolescente o Direito de Brincar: Não ao Trabalho Infantil

Centro da Juventude de Santo Amaro, Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 869, Santo Amaro

09/12

(quinta-feira)

9h 

Roda de diálogo e

Cine Debate

Juventude com Direitos

Compaz Escritor Ariano Suassuna, Cordeiro

10/12

(sexta-feira)

10h

Lançamento da exposição Circuito Do Direito a Ter Direito

Parque 13 de Maio, Santo Amaro

10/12

(sexta-feira)

15h

Premiação do Concurso

Crônicas: Velhice Não é Doença

Auditório Capiba, edifício-sede da Prefeitura do Recife

10/12

(sexta-feira)

16h

Lançamento do livro 

Heroína desta história: Mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura

Monumento Tortura Nunca Mais, Rua da Aurora

About Redação

Veja também

Prefeitura do Recife divulga programação do Carnaval 2025 no Marco Zero

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco A Prefeitura do Recife anunciou a programação oficial …