jaboatao-implanta-sistema-inteligente-para-evitar-desastres-em-areas-de-encostas

Jaboatão implanta sistema inteligente para evitar desastres em áreas de encostas

Moradores do Jaboatão dos Guararapes vão contar com um sistema inteligente de prevenção de desastres, ainda neste mês. Uma Estação de Dados Hidro/Sísmico/ Meteorológica passará a monitorar áreas de risco de deslizamento de terra e alagamentos no município, com acompanhamento em tempo real não apenas pela Defesa Civil do Jaboatão, mas também por todas as pessoas interessadas. Por meio de aplicativo, a população terá uma ferramenta de alerta e de informação na palma da mão, para enfrentar o próximo inverno. O sistema foi desenvolvido pela startup Porang e Universidade de Pernambuco, núcleo de Caruaru, com financiamento de R$ 597 mil da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).

Na próxima semana, a equipe envolvida no projeto visitará diversas áreas, para escolher os locais de instalação dos sensores. “Por meio da Inteligência Artifical e Internet das Coisas (lot) conseguimos estruturar um sistema sob medida para Jaboatão. Já alimentamos nossa base de dados com informações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e agora vamos identificar, junto com a Defesa Civil, os pontos onde instalaremos dez torres, cada uma com 50 sensores”, salienta Jorge Orengo, CEO da Porang, em reunião com o prefeito Mano Medeiros e equipe, nesta quarta-feira.

Segundo Jorge, os sensores atingem três níveis de solo e alcançam até 5 quilômetros de extensão. “Eles medem a permeabilidade da água, a temperatura e a umidade, identificando movimentações de massa e até barulho de vazamento de água (em caso de um cano estourado). Com isso, é possível alertar a população para sair de casa, com antecedência mínima de duas horas, mas futuramente queremos ampliar para até seis horas de antecipação do alerta”, informa. O professor da UPE de Caruaru Fernando Pontual, que atuou junto com Jorge no desenvolvimento do sistema, complementa: “O alerta já vai estabelecer para qual abrigo as pessoas devem se dirigir e a melhor rota a seguir”.

“Nosso maior objetivo é salvar vidas e a informação antecipada tanto para nós quanto para a população vai contribuir muito para isso”, destaca o prefeito Mano. “Esse sistema vem complementar as várias frentes em que estamos atuando para enfrentar o inverno. São obras de contenção, de drenagem e pavimentação, urbanização e ações educativas de prevenção. É importante que a população colabore, seguindo nossos alertas e evitando permanecer nas áreas de risco, em momentos críticos”.

O sistema vem com uma sala de imprensa, onde a prefeitura poderá repassar uma série de informações aos moradores e à imprensa em geral. E também poderá ter novas soluções incorporadas, futuramente. Assim que a Estação estiver funcionando, o app será disponibilizado para a população baixar e começar a utilizar.

Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação

About Redação

Veja também

circuito-do-milho-de-olinda-2024-registra-aumento-de-30%

Circuito do Milho de Olinda 2024 registra aumento de 30%

Circuito do Milho de Olinda 2024 registra aumento de 30% Movimentação nos seis pontos da …