iptu-2024:-prefeitura-do-recife-oferece-descontos-de-ate-10%-e-pagamento-por-pix

IPTU 2024: Prefeitura do Recife oferece descontos de até 10% e pagamento por pix

Os boletos já estão disponíveis em todos os canais digitais da Secretaria de Finanças, no Conecta Recife, no WhatsApp oficial da Prefeitura e também no portal Recife em Dia

A Secretaria de Finanças do Recife divulgou o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024, que, neste ano, ganhou todas as plataformas digitais da Prefeitura. Os 365.673 boletos lançados já estão disponíveis para os contribuintes do Recife no Portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br), no site e aplicativo Conecta Recife e também através da conta oficial no WhatsApp do município (81 99117-1407). O vencimento da cota única ou da primeira parcela é no dia 10 de fevereiro e o parcelamento continua em dez vezes, sempre com vencimento no dia 10 de cada mês. A distribuição dos boletos físicos nos imóveis seguirá acontecendo.

Os boletos do IPTU 2024 de todos os imóveis adimplentes já aparecem com o abatimento de 5% no valor total, portanto, esse é o valor que será parcelado, caso o contribuinte opte pelo pagamento em dez vezes. Serão concedidos mais 5% de desconto na opção de pagamento em cota única, totalizando 10%. Já as pessoas que tiverem quaisquer pendências junto à Prefeitura terão direito a descontos apenas pagando em cota única (5%).

“A gente inicia mais um calendário do IPTU, tributo que traz uma receita importante para que a gestão siga executando investimentos em áreas prioritárias do Recife, principalmente para aqueles que mais precisam da presença da Prefeitura. Fizemos um trabalho que aproximou o contribuinte da gente, que vem percebendo na prática as ações realizadas em todos os pontos da cidade e, por isso, vem entendendo que é parte essencial nessa missão de melhorar a vida das pessoas. As nossas receitas próprias vêm aumentando a cada ano e isso é determinante para fazer as entregas que o Recife merece”, destacou a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer.

COMO EMITIR O IPTU 2024 – É possível realizar o pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) sem precisar imprimir nada e ainda pagar via Pix. Para todas as opções, a única informação necessária é o Sequencial do imóvel. Saiba como, através das opções abaixo: 

Para acessar o DAM no Portal Recife em Dia, digite o endereço recifeemdia.recife.pe.gov.br e clique no ícone “IPTU 2024”, na área “Acesso Rápido”, na página inicial do portal. Em seguida, insira o sequencial do imóvel e valide o acesso digitando os caracteres que aparecem na tela. O próximo passo é escolher o pagamento à vista (único DAM) ou emitir a primeira parcela do pagamento em dez vezes. Também é possível gerar todos os boletos do parcelamento. 

As pessoas que quiserem pagar utilizando o PIX não precisam gerar o boleto e clicar direto na opção de gerar o código PIX. Na página inicial do Portal Recife em Dia, também está disponível um banner do IPTU 2024, que dá acesso à área de emissão de boletos.

Para emitir o boleto a partir do app Conecta Recife será necessário baixar o aplicativo para smartphones, que está disponível nas lojas de aplicativos Play Store (Android) e Apple Store (IOS). Ao abrir, é possível acessar o boleto das seguintes formas: 

1- Tocar no botão “Imóveis”, escolher a opção “IPTU e Taxa de Limpeza” e depois selecionar o botão “Pagar IPTU de 2024”. Se o imóvel estiver em seu nome, ao logar no aplicativo, ele já vai identificá-lo. Caso não esteja, é só digitar o sequencial e clicar na aba de Débitos Administrativos no exercício de 2024. O passo seguinte é escolher o pagamento parcelado ou em conta única (todas as parcelas em um único documento).

Ao gerar o boleto, além de baixar o documento em PDF, é possível copiar o código numérico, copiar o código PIX ou exibir o código PIX.

2-  Digitar o termo “IPTU” na aba de pesquisa, tocar em “Pagar IPTU de 2024” e, em seguida, “Acessar Serviço”. Você cairá na área para digitar o sequencial do imóvel e emitir os boletos.

Para solicitar o boleto via Whatsapp oficial da Prefeitura, basta salvar o número 81 91171407 no celular e iniciar a conversa no aplicativo com a hashtag #IPTU. Depois, será solicitado o código sequencial imobiliário, composto por sete dígitos. Ao solicitar a informação, será mostrado onde encontrar essa informação em um boleto do IPTU, por exemplo.

Por fim, o contribuinte vai escolher entre as duas opções de pagamento, que pode ser a cota única ou o parcelamento. Os boletos são gerados automaticamente, de acordo com a escolha do usuário.

Apesar das diversas formas de acessar o boleto, o documento é o mesmo, gerado com código de barras e QR Code para pagamentos via PIX. Também é possível pagar presencialmente nas redes credenciadas e lotéricas.

DESCONTO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFSe) – Imóveis que foram indicados para ter abatimento do imposto utilizando créditos gerados na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) já recebem os carnês 2024 com o desconto aplicado. Quase 30 mil imóveis foram indicados para receber esses descontos, gerando abatimentos de mais de R$ 7 milhões. A orientação é incluir CPF na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFSe) para conseguir descontos nos próximos anos. A ação gera créditos automáticos assim que o imposto é recolhido pela prefeitura. Os créditos têm validade de cinco anos e é possível abater até 50% do valor do IPTU.

CORREÇÃO DO IPTU 2024 – A Secretaria de Finanças do Recife informa que as normativas referentes à correção do IPTU da cidade seguem o Código Tributário Municipal. A atualização anual dos valores é automática e utiliza o IPCA, medidor oficial da inflação no Brasil, acumulado de 12 meses encerrados em outubro. No período apurado para 2024, o índice foi de 4,82%.



About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-anuncia-expansao-de-escolas-em-tempo-integral

Prefeitura do Recife anuncia expansão de escolas em Tempo Integral

Com a ampliação, Rede Municipal de Ensino do Recife contará com 50% das escolas de …